MENU

Rina

A misericórdia faz bem

A misericórdia faz bem

Fonte: Atualizado: sábado, 29 de março de 2014 03:24

Em um dos sermões mais importantes (e belos) de seu ministério, o ''Sermão da Montanha'', Jesus discorre acerca da misericórdia: ''Bem-aventurados os misericordiosos, porque encontrarão misericórdia'' (Mt 5: 7).

Esse versículo distingue-se dos demais pela associação do encontro da misericórdia à sua própria prática, sendo que quem o faz é, então, muito feliz, um sinônimo para o termo ''bem-aventurado'' - de fato, esse termo faz referência a um outro título do sermão de Jesus, também conhecido como ''Sermão das Bem-Aventuranças'' ou, simplesmente, ''Bem-Aventuranças''.

Isso é interessante de se pensar. No mundo egoísta em que vivemos, no qual se sobressai a lei do ''toma lá dá cá'', é bom lembrarmos que, nesse caso, vale a pena ''agir por interesse''. É no exercício da misericórdia, que inclui a compreensão, a aceitação e a paciência, especialmente com relação às pessoas que nos são próximas, a fim de que possamos receber os mesmos sentimentos.

Nesse caso, é válida a idéia de que o perdão pode apagar todas as mágoas, que um olhar terno da nossa parte pode dissipar possíveis sentimentos de culpa, que um elogio pode diminuir o peso de um dia ruim para o outro, que palavras brandas e abençoadoras podem aplacar a raiva, desfazer mal-entendidos, libertar um perdido, e que, por mais que nos custe (visto que em qualquer circunstância), o amor de nossa parte pode ser transformador dos nossos relacionamentos. E como a Palavra de Deus não mente...

Fique na paz,

Ap. Rina

Rinaldo Luiz de Seixas Pereira , o Apóstolo Rina, é pastor fundador da Igreja Bola de Neve. Tem formação em marketing, teologia e pós-graduação em administração.  

Siga-nos

Comentários

Mais do Guiame