A salvação é pelas obras

Que nós, em nossa infinita pequenez, permitamos que o Pai realize todas as suas obras na nossa vida!

Fonte: Guiame, Mariana MendesAtualizado: terça-feira, 3 de dezembro de 2019 às 18:51
(Foto: Thinkstock)
(Foto: Thinkstock)

Como somos salvos? Como podemos garantir a nossa salvação? Será que se nós praticarmos várias boas ações durante a vida, frequentarmos a igreja, trabalharmos para o reino, ajudarmos os necessitados, enfim, fizermos diversas coisas boas, aí nós conseguiremos garantir nossa salvação? Na verdade, não!

Porém, a salvação é sim pelas obras, no entanto, não é por nenhuma obra que nenhum de nós possa realizar. A salvação vem pelas obras de Cristo! Ao morrer em nosso lugar, e pagar nossa sentença, Jesus fez a maior obra da humanidade, a obra que tornou possível para nós restabelecer a conexão com o Pai! Aliás, costumamos falar tão rotineiramente e de maneira tão simplista sobre: “Jesus morreu por você” que acabamos perdendo a noção da magnitude dessa frase.

Jesus sofreu, Jesus foi humilhado, tentado, maltratado; Jesus foi açoitado, pregado numa cruz, morto... Sabe por quê? Porque Ele escolheu nos amar primeiro, ainda que não retribuamos esse amor, Ele escolheu que a ponte estaria disponível pra quem quisesse se achegar a Deus, Ele escolheu ficar de braços abertos mesmo quando nós viramos as costas, Ele escolheu realizar a obra mesmo quando nós não temos fé para crer em Jesus.

“Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu seu Filho unigênito, para que todo aquele que Nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.” João 3:16. O amor nos foi doado por um alto preço, mas sem que nos fosse pedido absolutamente nada em troca. A obra foi de Cristo. A nós basta crermos em Jesus, aceitarmos seu sacrifício.

Mas lemos em Tiago 2:17 que “Assim também a fé, se não tiver as obras, é morta em si mesma.” Ora, então a obra que fazemos é sim necessária pra salvação? Vamos continuar lendo Tiago, agora no versículo 22: “Como vês, na sua vida a fé e as obras atuaram conjuntamente. A fé completou-se através das obras.” As obras dão testemunho da fé. Quando nos aproximamos de Deus, Ele nos ama pra nos aceitar como estamos, contudo, Ele nos ama muito mais que isso, porque não nos deixa da mesma forma, mas nos transforma através de uma vida com Ele.

Existe uma frase que deixa isso mais claro: “Eu não faço boas coisas PARA ser salvo, eu faço boas coisas PORQUE fui salvo.” Cristo realizou a obra, está consumada. As boas coisas que fazemos são o indício na nossa vida de que cremos em Jesus, de que aceitamos seu sacrifício e deixamos que Ele nos transformasse com seu poder, amor, bondade e misericórdia.

E aí, lembremos de I João 3:16 “Nisto conhecemos o que é o amor: Jesus Cristo deu a sua vida por nós, e devemos dar a nossa vida por nossos irmãos.” O amor transformado do Pai nos leva a uma nova jornada, a uma vida de entrega! A salvação é pelas obras. Pelas obras do nosso Pai. Pelas obras que Ele realizou através de Cristo na cruz e pelas obras que Ele realiza dentro de cada um e nós. Que nós, em nossa infinita pequenez, permitamos que o Pai realize todas as suas obras na nossa vida!

Por Mariana Mendes, escritora e estudante de Letras. Trabalha com mídias sociais e fundou o canal EntreLinhas. Filha do Pai e filha de pastor. É apaixonada por ver a rotina com novos olhares.

* O conteúdo do texto acima é de total responsabilidade do autor e não reflete necessariamente a opinião do Portal Guiame.

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições