O tempo é gente como a gente

O que acha que vai acontecer com a sua vida se você só viver o passado? Se não tentar, não se perdoar, não for em frente? Vai chegar uma hora que você não terá mais presente!

Fonte: Guiame, Mariana MendesAtualizado: terça-feira, 21 de fevereiro de 2017 19:53
Em cena do filme "Alice através do Espelho", Coelho mostra relógio. (Imagem: Plugou)
Em cena do filme "Alice através do Espelho", Coelho mostra relógio. (Imagem: Plugou)

Não sei se você assistiu o segundo filme da Alice, intitulado de Alice Através do Espelho. No filme, Alice volta para o País das Maravilhas, lá ela encontra o Tempo. O Tempo é uma pessoa, por isso vamos usar letra maiúscula aqui. O Tempo trabalha, tem funções, ele está sempre ocupado, com ajuda das horas, minutos e segundos, sempre com afazeres. Afinal, o Tempo não para.

Prometo não contar o filme todo pra você, mas precisarei fazer algumas citações. Durante o filme, Alice volta no Tempo, ela quer tentar mudar um fato do passado; acredita que mudando esse fato fará o Chapeleiro melhorar, já que ele está muito doente. Durante essa viagem ao passado, Alice encontra mais de um fato que gostaria de alterar. Várias coisas que acredita que fariam o presente melhor, mais justo, mais certo. Só tem um problema, não interessam as interferências, não importa o que ela faça e onde esteja, os fatos acabam acontecendo, ela não consegue evitar que nada aconteça, o passado permanece imutável toda vez.

Primeira coisa a dizer, isso já é interessante por si só quando pensamos que todos os filmes de viagem no tempo causam alterações no presente quando o viajante mexe em alguma cosia.

Vamos pensar sobre nossas vidas. Imagino que tenham coisas que você gostaria de mudar no seu passado, sei que eu tenho. Mas não conseguimos mudar, não podemos voltar no tempo! Agora, pense que frustrante foi para Alice poder voltar no tempo, estar lá no momento em que as coisas aconteceram e ainda assim ser impotente, ser incapaz de mudar qualquer coisa!!

Sabe o que a Alice aprendeu no fim das contas? Que o passado deveria ser daquele jeito, que algumas coisas não teriam sido aprendidas de outra forma, e mais importante, aprendeu que não importa mais o que aconteceu no passado, mas o que você vai fazer agora com a sua vida, o que você escolhe a partir de hoje, como você vai criar seu presente antes que ele se torne um passado imutável.

Ah, lembra do Tempo? Que é uma pessoa no filme? Então, enquanto Alice viajava pelos vários acontecimentos, ele enfraquecia e ficava doente, não tinha mais forças para manter o presente funcionando. O que acha que vai acontecer com a sua vida se você só viver o passado? Se não parar de lamentar o que aconteceu? Se não tentar, não se perdoar, não for em frente? Vai chegar uma hora que você não terá mais presente! Tudo será um triste passado...

A Alice fez alguns estragos antes de aprender o que ela precisava, mas foi apenas um filme, e é claro, tudo deu certo no final! Mas e como está nossa vida? Quantos estragos já fizemos? Quantos estragos ainda vamos nos permitir fazer antes de aprender? A gente não sabe quando será nosso fim, e sabemos que teremos que aguentar as consequências de tudo o que escolhermos. E então? Como vai ser? É melhor a gente decidir logo. Afinal, o tempo não para!

 

*O conteúdo do texto acima é de total responsabilidade do autor e não reflete necessariamente a opinião do Portal Guiame.

Siga-nos

Comentários

Mais do Guiame