O que é, o que é: Resiliência?

Deus nos fez para sermos bons, para o adorarmos, para vivermos uma vida eterna. Não podemos nos deixar corromper quando a vida fica difícil. Deus nos dá força, mas precisamos nos esforçar, nos manter firmes

Fonte: Guiame, Mariana MendesAtualizado: segunda-feira, 12 de janeiro de 2015 12:24
Resiliência
Resiliência

Esses dias, conversando com uma amiga por mensagem, ela me falou essa palavra, comentando sobre um filme. Eu não sabia o que era, consultei meu pai que estava ao meu lado, e acabei por descobrir, claro. Resiliência. De acordo com o dicionário Aurélio, consultado posteriormente, a definição é: “1 Propriedade de um corpo de recuperar a sua forma original após sofrer choque ou deformação.
2 Capacidade de superar, de recuperar de adversidades.” De acordo com meu pai é: “Capacidade do ser humano de passar por adversidades e ainda assim manter a humildade, o caráter, suas boas qualidades.” A definição do meu pai é mais humana, mas no fundo é a mesma coisa com palavras um pouco diferentes.

Resiliência. Não é essa uma bela característica? Imagino que seja! Vamos olhar a primeira definição do Aurélio, o corpo sofre um choque ou deformação e consegue recuperar sua forma, isso é o que costumamos chamar de capacidade de se adaptar, também; a vida é inconstante, sofremos mudanças o tempo inteiro, a capacidade de se adaptar está embutida dentro de nós, foi um presente de Deus, agora, precisamos escolher usar essa capacidade para nos adaptarmos às variadas situações das quais temos que enfrentar dia-a-dia.

Agora, vejamos a segunda definição do Aurélio; sofreu-se uma adversidade e você consegue se recuperar, superar aquilo. Além de se adaptar, é preciso enfrentar, é preciso erguer a cabeça e passar por cima dos problemas, é preciso superar, é preciso lutar e se recuperar. As adversidades da vida muitas vezes nos moldam. Deus as permite pra que aprendamos algo, ou as usa pra que delas tiremos valiosas lições. Assim sairemos recuperados, teremos superado toda adversidade.

Como você já imagina, veremos a definição do meu pai agora. Enquanto na adversidade o ser humano consegue manter seus bons princípios, suas qualidades, seu caráter. Não seria esse um dos mais importantes pontos ao se passar por uma adversidade? Que nos mantenhamos firmes, que não mudemos, que nossa mente e coração seja o mesmo, é esperado que cresçamos e melhoremos; porém, não podemos deixar as coisas ruins tomarem conta de nós, serem maiores do que as coisas boas que temos dentro nós. Deus nos fez para sermos bons, para o adorarmos, para vivermos uma vida eterna. Não podemos nos deixar corromper quando a vida fica difícil. Deus nos dá força, mas precisamos nos esforçar, nos manter firmes. Manter nossa humildade, nosso caráter, nossos princípios, nossas boas qualidades. Seja pra onde o mundo caminhe, pra onde nossos problemas nos puxem, temos que continuar caminhando para o lado certo.

Siga-nos

Mais do Guiame