A arte de adorar

A arte da adoração é dominarmos uma vida que vive nos caminhos de Cristo.

Fonte: Guiame, Mariana MendesAtualizado: sexta-feira, 11 de dezembro de 2020 15:02
Give It All Back To You, pintura da artista Jeanette Sthamann. (Foto: Pixels/Fine Art America)
Give It All Back To You, pintura da artista Jeanette Sthamann. (Foto: Pixels/Fine Art America)

Gosto muito de saber o significado de cada palavra. Muitas vezes, quando abrimos um simples dicionário, descobrimos novos significados pra certa palavra que antes nem imaginávamos. Mesmo fora do dicionário, na escola da vida, aprendemos ainda mais significados que as palavras são capazes de ter. Palavras se dobram, se contorcem, improvisam e fazem dos significados os mais diversos possíveis. A língua portuguesa é incrível, é complexa e cheia de opções para cada situação.

Vamos então falar sobre arte. O que significa arte? Pode ser talento, inteligência, criatividade, aptidão natural ou até mesmo uma criança que aprontou todas, arte é plural e se apresenta de várias formas, é bem verdade que hoje em dia ela é plural demais, mas arte tem a ver com a verdade que passamos, com beleza sim, com colocar nosso coração em algo.

A palavra arte é poesia em si, penso em arte e minha mente evoca belezas, evoca imagens que trazem prazer e satisfação, arte é expressão da essência. Essência... palavra pequena de domínio muito vasto, vamos voltar nela depois.

Quero falar sobre outra palavra: adoração! Acredito que diferente de arte, essa palavra não gere tanta controvérsia, adorar é reverenciar, é prestar culto, é amor exagerado, expressão de afeto e por aí vai. Dentro disso, encontrei no dicionário a seguinte frase: ação através da qual se assume uma dependência de Deus. E então, quando li essa última afirmação, acreditei ter encontrado a definição perfeita! Dependência de Deus! Não é esse um dos princípios básicos de nossa vida? Que somos dependentes do Criador? E quando olhamos pra essa frase, tudo fica claro: adorar é cantar? Adorar é pregar? Adorar é ir à igreja? Adorar é qual das nossas ações? Adorar é ação de assumir dependência de Deus! Adorar é viver para Deus, todos os dias, em todas as ações, seja na igreja, seja em casa, seja cantando na frente de muita gente, seja fazendo seu cafezinho, adorar é viver na dependência de Deus.

Precisamos viver essa dependência com maestria, e quando fazemos algo com maestria, bom, isso se torna uma arte! A arte de adorar a Deus é nossa essência sendo exposta! Lembra que falei sobre essência? Então, talvez a arte de tantos hoje seja vazia, sem sentido e sem beleza porque também a essência do ser humano tem se tornado vazia, sem sentido e sem beleza. Mas eu e você, bom... Eu e você conhecemos o completo, o propósito e a beleza, nós conhecemos o Criador, o Pai de amor, o Salvador, o grande artista que nos criou!

A arte da adoração é dominarmos uma vida que vive nos caminhos de Cristo, é darmos cada passo com maestria na dependência do Grande Rei, é vivermos cada respirar reconhecendo o nada que somos e o tudo que Ele é! Qual é a sua essência? Só você pode responder isso, eu não leio mentes e corações! Mas só quando sua essência estiver em Jesus, sua arte será então de adoração.

Por Mariana Mendes, escritora e estudante de Letras. Trabalha com mídias sociais e fundou o canal EntreLinhas. Filha do Pai e filha de pastor. É apaixonada por ver a rotina com novos olhares.

* O conteúdo do texto acima é de total responsabilidade do autor e não reflete necessariamente a opinião do Portal Guiame.

Leia o artigo anterior: O novo Eu

Siga-nos

Mais do Guiame