Livre exame da Bíblia ou livre interpretação?

Quando achamos que podemos interpretar a Bíblia de qualquer jeito, apenas para nos agradar, e não para encontrar o verdadeiro sentido do texto bíblico, voltamos a cometer o mesmo erro da "era das trevas"

Fonte: Guiame, Marcos BotelhoAtualizado: quinta-feira, 2 de julho de 2015 19:19
Leitura da Bíblia
Leitura da Bíblia

Uma das coisas mais importantes da Reforma Protestante é a liberdade e o dever que cada um tem em ler a Bíblia e verificar se tudo que está ouvindo por aí é legítimo ao gabarito/Bíblia que Deus revelou.

Vivíamos um afastamento da Bíblia por diversos fatores: analfabetismo do povo, manipulação dos líderes religiosos, super valorização das tradições, obscuridade da interpretação bíblica.

O problema é que hoje o livre exame da Escrituras foi confundido com a livre interpretação. Fomos de um lado do pêndulo para o outro, e perdemos o equilíbrio outra vez.

Quando achamos que podemos interpretar a Bíblia de qualquer jeito, apenas para nos agradar, e não para encontrar o verdadeiro sentido do texto bíblico, voltamos a cometer o mesmo erro da "era das trevas": analfabetismo funcional, manipulação dos líderes religiosos, super valorização do individualismo, obscuridade da interpretação bíblica.

Veja se a profecia de Isaías escrita em 600 anos a.C. é atual para os nossos dias:

O Senhor disse: “Esse povo faz um grande show, dizendo as coisas certas, mas o coração deles não está nem aí para o que dizem. Fazem de conta que me adoram, mas é tudo encenação, Vou entrar em cena e sacudi-los até que acordem, vou deixá-los atônitos. Os sábios, que se achavam capazes de explicar tudo, farão papel de tolos. Os inteligentes, que pensavam saber tudo, vão descobrir que nada sabem.

Ai de vocês, que pensam ter informações privilegiadas! Vocês deixam o Eterno de fora e agem nos bastidores, Maquinando o futuro, como se soubessem tudo, Agindo de forma misteriosa, dando o tapa e escondendo a mão. Vocês inverteram tudo! Tratam o oleiro como se fosse o barro. Será que o livro diz ao seu autor: “Ele não escreveu uma única palavra minha”? Uma refeição diz à cozinheira: “Ela não me preparou”?

Isaías 29:13-16 (A Mensagem)

Siga-nos

Mais do Guiame