Pense em que pensar

Pense em que pensar

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 10:05

T udo o que acontece no mundo tem origem no pensamento. Antes de tudo o homem pensa, não importando qual seja o seu grau de inteligência.  Nada é criado espontaneamente! Toda criação exige trabalho. O mais tremendo poder criativo do homem encontra-se em seu pensamento. É no pensamento que tudo o que se verifica no mundo criado é concebido. Todas as coisas que vemos ao nosso redor foram pensadas primeiro.

P ode-se dizer que o pensamento é a mais valiosa das faculdades humanas, pois é nele que reside o germe da criação. É no pensamento que imaginamos, ou seja, criamos imagens. É aí que “chamamos à existência as coisas que não são”, à semelhança do próprio Criador. Quando imaginamos, ou criamos imagens internas, estamos na verdade chamando à existência coisas que ainda não existem. Uma vez que formos disciplinados o bastante no trabalho e na oração, os recursos serão ajuntados e combinados para concretizarmos aquilo que concebemos.

Q uando se olha para uma grande obra de engenharia civil, poucos são os que se demoram a pensar em como aquela obra colossal veio à existência. É raro lembrarmos que alguém parou para pensar.  Alguém se debruçou por horas a fio sobre folhas e folhas de papel, multiplicando cálculos e mais cálculos, até chegar a um emaranhado de linhas e números que não fariam qualquer sentido para um leigo. Aquele no entanto que é familiarizado com o “idioma” da engenharia civil veria ali uma obra pronta para ser executada.

H á centenas de títulos de livros de auto-ajuda espalhados pelas livrarias do mundo, falando sobre a força do pensamento, o poder do pensamento, coisas assim, e muito embora não estejam de acordo com a Palavra de Deus em alguns aspectos, temos que admitir que muitos dos princípios encontrados nesses livros são válidos, pois chamam à atenção para o potencial tremendo oculto no ato de pensar.

A Escritura alerta: “Sobre tudo o que se deve guardar, guarda o coração...” (Prov 4:23)  Quando a Escritura menciona o coração está na verdade referindo-se à mente, como centro da existência humana. Quando Jesus disse que “a boca fala do que está cheio o coração“  (Lc 6:45), é óbvio que Jesus está se referindo ao pensamento, pois é no pensamento que formamos palavras.

“Diz o insensato no seu coração : Não há Deus ”. (Sl 14:10) É no pensamento que se raciocina para chegar-se à tal conclusão. Entendemos portanto que uma quantidade grande de textos usam figuradamente o coração para referirem ao pensamento, à mente do homem. Entendido isto, podemos ler o texto de Provérbios 4:23 da seguinte maneira: “Sobre tudo o que se deve guardar, guarda o pensamento (ou mente) ”.

P orque esse cuidado de colocar o pensamento acima de tudo o que se deve guardar? O próprio texto responde dizendo, “... porque dele procedem as fontes da vida.”  É na mente que se travam todas as batalhas. É aí que se configura a vitória ou a derrota. É aí que se define o rumo a ser tomado. É na mente que se projeta com cuidado ou desmazelo planos e metas. O triunfo ou o fracasso dependerá inteiramente da forma como a mente daquele que sonha está disposta.  

D o pensamento, da mente “procedem as saídas da vida”, diz outra versão. Em outras palavras, o texto está alertando para o fato de que a importância desse princípio não pode ser negligenciada sem trazer consigo graves conseqüências. Quem pensa errado, acabará falando errado e por sua vez agindo de forma errada também! Precisamos tomar cuidado com aquilo que pensamos pois nosso mundo estará à mercê desses pensamentos. Não deixe seus pensamentos flutuarem livremente ao sabor das emoções... discipline-se, pense em que pensar!

Luiz C. Leite é pastor, psicanalista, administrador de empresas, conferencista e escritor. Autor de "O poder do foco", editora Memorial; e "A inteligência do Evangelho", editora Naós; além de vários títulos por publicar.

- Clique no link para ver o vídeo do livro "O PODER DO FOCO"

- Clique no link para ver vídeo do livro "A INTELIGÊNCIA DO EVANGELHO"

Confira o blog do escritor:   http://luizvcc.wordpress.com/

Conferência Voz dos Apóstolos - Inscreva-se!
Siga-nos

Comentários

Mais do Guiame