Rosh Hashaná

Rosh Hashaná

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 09:05
Rosh Hashaná“E disse o Eterno a Moisés: 'Fala aos filhos de Israel, dizendo: No sétimo mês, no primeiro dia do mês, será para vocês um descanso, uma lembrança por tocar os trompetes, uma convocação santa.”
(Levíticos 23: 23-24)
 
"Rosh Hashaná" (em HEBRAICO, literalmente significando "cabeça do ano") é o nome dado ao Ano Novo Judaico, celebração universal, que comemora o aniversário da criação e começa na noite de 4 de Setembro e continua até o pôr do sol do dia 6 de Setembro. "Rosh Hashaná" também é conhecida como a "Festa das Trombetas".
 
Um dos símbolos mais importantes do Rosh Hashaná é o Shofar - instrumento feito de chifre de carneiro, que é tocado na data e remonta a época em que os judeus eram nômades. Outra característica do shofar, é que ele soa como um alarme, que chama à reflexão, a consciência adormecida. 
 
Ao entardecer desta quarta-feira (04/08), judeus de todo o mundo deram as boas-vindas ao Rosh Hashaná, festejando a chegada do ano 5774, celebração esta que é comemorada no primeiro mês do ano no calendário judaico  rabínico, sétimo mês no calendário bíblico e nono mês no calendário gregoriano..
 
A Torá refere-se à Rosh Hashaná como o "Dia da Aclamação", já a literatura rabínica diz que foi neste dia que Adão e Eva foram criados. Também seria neste dia que Caim teria matado seu irmão, Abel. Por isto considera-se este dia como "Dia de Julgamento" e "Dia de Lembrança": o início de um período de instrospecção e meditação, um período no qual acredita-se que o Criador julga os homens e decide quem entrará ou não no Livro da Vida.
 
O Rosh Hashaná é uma bela festa, cheia de alegria e comemoração, um dia para coroar a Deus, como Rei do Universo. Neste período há o costume de recitar poemas e orações ligadas ao pedido de perdão, além de fazer pedidos de confissão de promessas não cumpridas. Escutar o shofar é o mandamento mais especial deste dia.
 
Tradicionalmente na noite de Rosh Hashaná, judeus de todo o mundo vão às sinagogas orar e, ao final das orações, se reúnem em família para uma refeição festiva que inclui uma variedade de comidas deliciosas - as quais têm um significado especial. 
 
Vários alimentos simbólicos são consumidos na primeira noite de Rosh Hashaná e um pedido é recitado para cada alimento. Comem maçã com mel para ter um ano doce, vinho para santificação, além de frutas, como tâmaras (para que os inimigos sumam) e romãs (para ser cheios, repletos de boas ações), peixe inteiro também é servido, incluindo a cabeça (que simboliza a cabeça do ano) para ter prosperidade e boa sorte no próximo ano. Nesta refeição festiva, a bênção é recitada, uma bênção em que agradecem pelas experiências novas e diferentes.
 
DEZ DIAS DE ORAÇÕES
Durante o periodo de 10 dias o povo ora e busca a DEUSm com orações, jejum e estudo da Palavra, iniciando o dia 4 de setembro e encerrando no Yom Kipur que será dia 14/09 2013.
 
É nosso costume fazer um periodo de Orações antes de fazer um trabalho onde vamos ministrar e, coicidentemente iniciamos nosso retiro pela Escola de Profetas exatamente no dia 4 de setembro (inicio do ano Judaico). Neste periodo oramos por cada pessoa que vai participar de nossa escola.
 
Também achei interessante que nossa escola de profetas, “Unçaõ de Elias” vai iniciar no dia de Yom Kipur , dia 14 de setembro. Como eu não acredito em "meras coincidências", creio que DEUS tem algo muito especial nestes dias, esperamos que cada participante receba a Unção de Elias.  
 
Um feliz Rosh Hashaná, com muitas bençãos especiais a todos!!!
 
Pr. Joel Engel - www.joelengel.com.br
Siga-nos

Mais do Guiame