O batismo pelo Espírito Santo e com fogo: poder para guerras de alto nível

O poder de Deus é ilimitado e Ele tem o domínio de tudo em Suas mãos.

Fonte: Guiame, Joel EngelAtualizado: quinta-feira, 13 de junho de 2019 13:54
(Foto: Reprodução/Internet)
(Foto: Reprodução/Internet)

Shalom, queridos. Hoje quero falar com vocês sobre o poder da unção. A Palavra de Deus fala sobre o batismo com o fogo do Espírito Santo e no livro de Mateus há uma promessa poderosa proferida pela boca de João Batista sobre esse assunto.

"Eu os batizo com água para arrependimento. Mas depois de mim vem alguém mais poderoso do que eu, tanto que não sou digno nem de levar as suas sandálias. Ele os batizará com o Espírito Santo e com fogo. Ele traz a pá em sua mão e limpará sua eira, juntando seu trigo no celeiro, mas queimará a palha com fogo que nunca se apaga". (Mateus 3:11,12).

A Palavra de Deus fala em batismo, batismo pelo Espírito Santo e com fogo. Isso tem sido uma incógnita para muitas pessoas, mas eu posso afirmar que a experiência que eu tive no ano de 1987 mudou, não só a minha história e da minha família, mas também de toda a nossa região, no estado do Rio Grande do Sul.

Certa noite, desceu sobre a cidade de Faxinal do Soturno uma bola de fogo e todas as pessoas que estavam ali e presenciaram aquele fato, viram aquela luz forte e quente que ficou um bom tempo, há uns 50 a 100 metros de altura sobre nós.

Obviamente, muitas pessoas ficaram assustadas, por não haver uma explicação lógica para aquilo. Porém o mais interessante é que na mesma hora, 52 pessoas começaram a falar em línguas estranhas e a profetizar. Foi a primeira vez na história da cidade de Faxinal do Soturno que aqueles moradores foram batizados pelo Espírito Santo.

Fato é que no momento em que aquela bola de fogo permaneceu durante aquele tempo sobre a cidade de Faxinal do Soturno, eu estava orando fervorosamente na cidade de Cachoeira do Sul, onde eu morava na época - que fica a cerca de 120 km de Faxinal - e eu clamava a Deus que derramasse do Seu Santo Espírito sobre o nosso povo.

Então, naquele momento eu fui arrebatado e senti dores de parto. Posteriormente eu soube que esse foi o momento em que as pessoas começaram a receber o batismo pelo Espírito Santo em Faxinal.

Transformação

O interessante é que esse acontecimento trouxe grandes mudanças, tanto para a minha vida, quanto para a vida dos crentes e outros novos convertidos que haviam passado por aquela experiência.

A primeira grande transformação foi o surgimento de um forte movimento de oração que dura até hoje. Então, aquele foi um fogo tão profundo e tão forte que sua chama permanece acesa até os dias de hoje.

A segunda grande mudança foi com relação ao poder, autoridade. Como relatado no meu artigo mais recente, no início da minha vida de convertido ao Evangelho, enfrentei uma guerra espiritual ao evangelizar uma pessoa da minha família e passei anos sem ver nenhum resultado desses esforços. Mas após essa bola de fogo descer sobre Faxinal do Soturno, em apenas uma reunião que organizei com a minha família, todos os que ainda não eram crentes, acabaram se entregando a Jesus.

A terceira grande mudança eu jamais imaginei que poderia ser algo tão grandioso, mas o poder de Deus é ilimitado e Ele tem o domínio de tudo em Suas mãos. Em razão da guerra espiritual que estávamos enfrentando em Cachoeira do Sul, convoquei pastores da nossa região para me acompanharem como um exército de oração e assim permanecemos durante 40 dias e 40 noites de jejum, clamando para derrotar o principado que nos desafiava naquela ocasião.

Na última noite de jejum e oração, estávamos eu e mais quatro ‘soldados’ desse exército e o Senhor falou comigo:

  • Se vocês conseguirem ver o sol nascer hoje, terão a vitória.

E nós passamos a noite lutando, mas já estávamos bem cansados, parecia ser quase impossível nos mantermos acordados. Então, nós conseguimos permanecer, vimos o nascer do sol e, realmente, como já contei no artigo anterior, conquistamos a vitória posteriormente.

Fato interessante foi que naquele mesmo dia, minha esposa foi ao monte, eu estava orando com aqueles irmãos, guerreiros de fé e me contou que aquele principado que estava se manifestando contra nós durante aqueles dias estava enfurecido porque havia perdido um reino naquela noite.

Nós não entendemos muito o que poderia ser isso, mas dias depois em 9 de novembro daquele ano (1989), recebemos a notícia de que havia caído o Muro de Berlim e, com isso, o comunismo se enfraqueceu em todo o mundo. A partir daquele momento, o candidato de linha comunista que estava disputando a presidência do Brasil na época, perdeu as eleições.

Então, nós entendemos que a partir daquele momento houve uma vitória no mundo espiritual, porque pela força do Espírito Santo, pelo poder da unção, do jejum e da oração, nós vencemos um principado que estava vindo também para dominar o Brasil.

Eu creio que nós só podemos vencer esta guerra de alto nível, porque Deus enviou o batismo pelo Espírito Santo e com fogo. Esse fogo extraordinário de Deus é que nos capacita a termos vitórias de nível estratégico, de liderança, de governo.

Quando os apóstolos que receberam o batismo pelo Espírito Santo foi esse batismo e com fogo. Há uma diferença entre o batismo pelo Espírito Santo - no qual as pessoas recebem os dons, falam em muitas línguas - e o batismo pelo Espírito Santo com fogo.

O batismo com fogo, ao qual João Batista se refere, em suas palavras, pouco antes de batizar Jesus, confere um poder que está descrito no primeiro capítulo de Atos.

“Mas recebereis poder, ao descer sobre vós o Espírito Santo, e ser-me-eis testemunhas, tanto em Jerusalém, como em toda a Judeia e Samaria, e até os confins da terra”. (Atos 1:8)

Quando recebemos verdadeiramente esse fogo, então temos um sinal em nossas vidas. Esse é o selo apostólico e profético. Isaías também recebeu esse fogo em sua boca para profetizar. Nós vemos então que esse batismo com fogo nos capacita, não apenas para alcançar nossa cidade ou região, mas também as nações e essa foi a experiência que tivemos.

É por isso que nesses dias estivemos celebrando o Pentecostes em Israel, clamando a Deus, para que venha o batismo pelo Espírito Santo e com fogo.

Eu quero, então incentivar cada um que está lendo esta reflexão a pedir para Deus este batismo com fogo em sua vida, porque ele dá poder ao crente em guerras de alto nível. É como se você estivesse perdido na selva, prestes a ser atacado por lobos, mas conseguisse acender uma tocha para mantê-los afastados. Assim também é o Espírito Santo.

Por Joel Engel, pastor, líder do Ministério Engel, em Santa Maria (RS) e fundador do Projeto Daniel, que ajuda crianças órfãs em países da África.

* O conteúdo do texto acima é de colaboração voluntária, seu teor é de total responsabilidade do autor e não reflete necessariamente a opinião do Portal Guiame.

 

 

 

Siga-nos

Comentários

Mais do Guiame