Festa de Purim

Festa de Purim

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 09:15

Encontramos, no livro de Ester, A festa de Purim, que comemora o dia da vitoria do povo judeu sobre os povos inimigos na época do Rei Assuero, medo-persa, durante o cativeiro do judeus na Babilonia.

Os fatos aconteceram em Susan, capital da Pérsia, governada pelo Rei Assuero, e o vice rei era Hamã. Hamã usava no seu peito uma imagem de “seu deus” e exigia que todos se inclinassem para ele e automaticamente fizessem um ato de adoração à imagem de seu “ deus”... Mordechai , pai adotivo de Ester, era judeu e não se inclinava para Hamã por questões religiosas e convicção de fé, pois o judeus não se ajoelham perante outro deus que não seja o Único Deus de Israel, O criador (Ex 20: 3 a 6).

Hamã odiava Mordecai, por isso convenceu o rei a assinar um decreto de morte a todos os judeus espalhados pela terra, alegando que a fé e religião deles era contra os costumes da Pérsia. Com o decreto em mãos, Hamã tirou sorte e escolheu o dia 13 de Adar para a execução.

Hamã fez uma forca de 50 côvados e não via a hora de enforcar seu inimigo Mordecai.

Porém, Mordecai pediu para a rainha Ester entrar na presença do Rei e interceder para que ele revogasse a sentença que havia assinado a pedido de Hamã. Entetanto, se alguém entrasse na presença do Rei sem ser convidado poderia morrer .

Então a Rainha Ester pede para todo o povo de Deus orar e jejuar por ele durante três dias e depois ela iria até o Rei interceder pela vida do povo de DEUS.

Deus abençoou Ester e ela conseguiu tornar sem efeito o decreto de morte que havia contra o seu povo.

O Rei mandou enforcar Hamã na própria forca que ele construiu para o judeu Mordecai, e todo o povo foi salvo. Naquele dia que o inimigo determinou o fim do povo de DEUS, foram eles que morreram.

Foi feita uma grande festa para celebrar a vitória e a chamaram de FESTA de PURIM, que até hoje é comemorada no mundo todo. E em 2012 cai no dia 8 de março de nosso calendário gregoriano.

O fato aconteceu na Pérsia onde atualmente é o Irã. Lugar onde tem hoje um homem de Deus sentenciado á Morte por causa de sua fé, o pastor Yousef Nadarkhani.

Jejum de Ester pelo pastor Yousef

Estamos lançando um jejum de três dias pelo pastor Yousef, encerrando no dia 8, às 18hs - dia da Festa de Purim.
Que possamos também comemorar a FESTA de PURIM hoje, com a vitória completa do povo de DEUS.

Convido a Igreja para entrar nesta batalha de oração pela vitória em Nome de Jesus

 

Por Joel Engel

www.joelengel.com.br
@pastorjoelengel
email: joelengel@terra.com.br

Siga-nos

Mais do Guiame