Elias venceu nas ofertas

Elias venceu nas ofertas

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 09:05

Elias venceu nas ofertasO rei Acabe e Jezabel elegeram baal como “o senhor” de Israel e DEUS foi “excluído” da nação. Neste tempo – o mais crítico da história de Israel – O Senhor levanta Elias para entroniza-Lo novamente.

COMO ELIAS DERROTOU BAAL E ENTRONIZOU DEUS COMO O SENHOR?

Veja a estratégia de Elias:

Elias convocou o povo no Monte Carmelo e mandou trazer duas ofertas iguais, uma para baal e outra para JEOVÁ.

Dêem-se-nos, pois, dois bezerros, e eles escolham para si um dos bezerros, e o dividam em pedaços, e o ponham sobre a lenha, porém não lhe coloquem fogo, e eu prepararei o outro bezerro, e o porei sobre a lenha, e não lhe colocarei fogo” (I Reis 18:23).

FOI UMA GUERRA DE ALTARES E DE  OFERTAS.

Primeiro Elias restaurou o Altar com doze pedras. Isso nos fala de Adorar em Unidade, desta forma levantamos um Altar “FORTE” para DEUS.

I Reis 16:30-32
30 Então Elias disse a todo o povo: Chegai-vos a mim. E todo o povo se chegou a ele; e restaurou o altar do SENHOR, que estava quebrado.

31  E Elias tomou doze pedras, conforme ao número das tribos dos filhos de Jacó, ao qual veio a palavra do SENHOR, dizendo: Israel será o teu nome.

32  E com aquelas pedras edificou o altar em nome do SENHOR; depois fez um rego em redor do altar, segundo a largura de duas medidas de semente.

 Depois que os profetas de baal prepararam o seu novilho, Elias começou a preparar a sua oferta:

Então armou a lenha, e dividiu o bezerro em pedaços, e o pôs sobre a lenha” ( IRs 18:33).

Até aqui ambas as ofertas eram iguais em tamanho e qualidade.

ELIAS OFERECE UMA OFERTA MELHOR:
Porém Elias acrescenta água à sua oferta.

"E disse: Enchei de água quatro cântaros, e derramai-a sobre o holocausto e sobre a lenha. E disse: Fazei-o segunda vez; e o fizeram segunda vez. Disse ainda: Fazei-o terceira vez; e o fizeram terceira vez; De maneira que a água corria ao redor do altar; e até o rego ele encheu de água" (I Reis18: 34,35)

A água era o produto mais caro e mais raro da terra e isso fez a diferença: Observe que a oferta de Elias superou a oferta de baal. Elias ganhou do inimigo nas ofertas pois ele sabia que a maior oferta representava mais devoção, amor e Adoração.

Depois da oferta Elias orou e veio fogo do céu e consumiu o holocausto e lambeu a água.

Então caiu fogo do SENHOR, e consumiu o holocausto, e a lenha, e as pedras, e o pó, e ainda lambeu a água que estava no rego (I Rs 18:38).

A MAIOR OFERTA VENCEU A GUERRA!

Assim Elias oferecendo a melhor oferta apontava para o Cristo que viria oferecer a melhor e maior  oferta de todos os tempos que iria destronar satã para sempre. Nossa oferta lembra e aponta para a oferta de DEUS, que é Seu Filho Jesus.

CRISTO, A MELHOR E SUPERIOR OFERTA:

O Senhor Deus ofertou o que tinha de melhor e mais valioso para nos salvar: o seu único filho, Jesus Cristo, o cordeiro, cujo sangue foi capaz de nos lavar e purificar de todo mal.

Morrendo e ressucitando por nós, Cristo venceu a morte e nos deu direito à vida eterna!

Hb 9:11-15
11  Mas, vindo Cristo, o sumo sacerdote dos bens futuros, por um maior e mais perfeito tabernáculo, não feito por mãos, isto é, não desta criação.

12  Nem por sangue de bodes e bezerros, mas por seu próprio sangue, entrou uma vez no santuário, havendo efetuado uma eterna redenção.

13  Porque, se o sangue dos touros e bodes, e a cinza de uma novilha esparzida sobre os imundos, os santifica, quanto à purificação da carne,

14  Quanto mais o sangue de Cristo, que pelo Espírito eterno se ofereceu a si mesmo imaculado a Deus, purificará as vossas consciências das obras mortas, para servirdes ao Deus vivo?

15  E por isso é Mediador de um novo testamento, para que, intervindo a morte para remissão das transgressões que havia debaixo do primeiro testamento, os chamados recebam a promessa da herança eterna.

Joel Engel – www.joelengel.com.br

Siga-nos

Comentários

Mais do Guiame