Deus se mete em briga de irmãos

Algumas vezes, Deus se mete para trazer juízo sobre os irmãos brigões. Outras vezes, porém, Deus se mete na briga dos irmãos apenas para orientar

Fonte: guiame.com.brAtualizado: quarta-feira, 15 de outubro de 2014 12:38
irmãs
irmãs

irmãsObadias. Esse é o nome do menor livro do Antigo Testamento. Só há dois livros menores do que ele em toda a Bíblia, primeira e segunda cartas de João, que estão no Novo Testamento. Deus fala com Obadias, o seu profeta, por meio de uma visão. Na visão Deus mostra o que fará com dois povos, Edom (2-16) e Judá (17-21), que tinham o mesmo sangue, pois os seus ancestrais eram os irmãos Esaú e Jacó.

O povo de Edom, que se achava por demais forte e sábio (Ob 3), pensou que que iria se safar ileso de todo mal que havia feito contra o seu irmão, o povo de Judá. Deus, porém, disse que iria pegá-los. Logo iria acertar as contas com todo mundo: "Por causa da violência feita a teu irmão Jacó, cobrir-te-á a vergonha, e serás exterminado para sempre" (Ob 10) .

Aqui está uma coisa que muitos irmãos não levam em conta: Que Deus se mete em briga de irmãos. Deus se meteu na briga de Caim e Abel, de Esaú e Jacó, de José e seus irmãos, de Miriã e Moisés, de Marta e Maria e, como nos mostra Obadias, de Edom e Judá. Mas Deus não se mete apenas em briga de irmãos de sangue. Deus se mete, ainda mais, em briga de irmãos que "não nasceram do sangue, nem da vontade da carne, nem da vontade do homem, mas de Deus" (Jo 1:13).

Algumas vezes, Deus se mete para trazer juízo sobre os irmãos brigões (I Co 11:29-32). Outras vezes, porém, Deus se mete na briga dos irmãos apenas para orientar, como foi o caso de Evódia e Síntique, irmãs em Cristo. Elas não concordavam em quase nada uma com a outra. Deus, então, se meteu na briga delas: "Insisto que Evódia e Síntique resolvam suas diferenças e façam as pazes" (Fp 4:11a).

E quanto mais lemos o Novo Testamento, mais vemos Deus se metendo em briga de irmãos. E a sua ordem para os irmãos de ontem e de hoje que brigam entre si é clara e curta: "Vivei em paz uns com os outros" (I Ts 5:13 ).

Que tal parar de brigar com o seu irmão? Se você seguir adiante com essa sua briga com o seu irmão, vai acabar se dando mal. O mal feito por você ao seu irmão, mais cedo ou mais tarde, virá sobre você: "Como tu fizeste, assim se fará contigo; o teu malfeito tornará sobre a tua cabeça" (Ob 15b). Assim diz o Senhor!


- Genilson Soares da Silva

 

Siga-nos

Comentários

Mais do Guiame