Um novo não? De novo, não!

Um novo não? De novo, não!

Fonte: Atualizado: sábado, 29 de março de 2014 03:29

Três letras, um acento e tanto poder! Tudo que aquele bebê quer é experimentar, tocar, interagir. Mas o que ouve a todo instante por parte de seus pais é: NÃO! Não pode! Não toque! Não faça!

Crescemos. A vida flui. A palavra "não" não cresce. Continua com apenas três letras e um acento. Nem mais, nem menos. Simplesmente sólida, clara, objetiva e certeira, não é não!

Pense no "não" do tão sonhado emprego naquela tão aguardada entrevista. E o "não" naquela tarde, quando tudo o que você desejava era o "sim" de uma paixão. E o "não" daquele gerente, "não" podemos aprovar o empréstimo para você, seu cadastro "não" foi aprovado. "Não", sem fiador "não" alugamos. "Não", seu nome "não" está na lista de aprovados. É verdade, ainda "não" foi desta vez!

Assim vão passando a maioria dos anos de todos nós, com pouco "sim", e muito "não". Esta palavrinha, que pensávamos ser uma estratégia apenas dos nossos pais, vai se revelando insistentemente presente, negando sonhos, negando fatos, negando projetos. É então que paramos e pensamos: Por que Deus na maioria das vezes diz "não"? Pior ainda, por que Deus permite o "não"?

Comecei a pensar nestas questões por esses dias. Ao olhar para os meus filhos eu gostaria de ter uma quantidade maior de "sim" do que de "não". Eles também gostariam. Acho que Deus, como Pai, ao olhar para os nossos sinceros e justos anseios também gostaria de nos brindar com uma quantidade maior de "sim", do que de "não". No entanto, sendo bem realista, o "não" tem sido mais freqüente, necessário e, sempre que compreendido, útil.

Hoje recebi um novo "não". Foi de uma empresa. Eu e minha esposa ficamos ansiosamente esperando uma resposta. Fizemos uma proposta, tentamos oferecer o melhor, achávamos sinceramente que seria "sim", mas foi "não". Um novo "não" sempre traz um sabor de frustração. Mas, enfim, Deus é como um pai que ama, Ele quer o nosso bem, guia os nossos passos e só faz o melhor pra gente, certo? Com estas convicções no coração busquei alinhar meus pensamentos e minha fé. Foi bom e edificante. Me acompanhe.

Deus sintetizou parte do seu inexplicável amor nesta pequenina palavra com três letras e um acento. O "não" que o bebê ouve significa: Filhinho, o papai te ama demais para permitir que você sofra colocando o dedo na tomada! O "não" daquela garota pode muito bem ter significado: Filhinho, esta é uma boa garota, porém seu gênio e personalidade nada têm de comum com você, no futuro vocês desenvolverão conflitos e tensões insuportáveis, Eu sei que ela é linda e é tudo que você consegue ver agora, mas, acredite-me, sem chance!

O "não" que ouvi, depois desta minha reflexão, eu passei a entender assim: Esta empresa não serve para vocês, estou livrando-os de problemas e situações que vocês não terão condições de resolver. Não lamentem, antes alegrem-se!

O "não" de Deus vem acompanhado da sua perfeita visão, aquela que vê o que não conseguimos ver, portanto sabe o que de fato será melhor. A Bíblia é um livro de muitos "nãos". As advertências de Deus priorizam, sempre, o nosso bem. Olhe para os mandamentos, dos dez, oito começam com "não". A princípio pode parecer negativo demais, mas não é. O "não" de Deus visa livrar-nos do erro, do perigo e da morte. Tente imaginar um mundo onde "não" se matasse, "não" se roubasse, "não" se adulterasse, "não" se cobiçasse os pertences dos outros. Seria, sem dúvida, um mundo de delícias.

Obrigado, Senhor. Em cada "não" que vem de Ti, é renovado em mim o "sim" do Seu cuidado particular, interessado no meu bem. Um bem que é fruto do Teu tempo e interferência. Estou esperando. Faze-me agradecer a cada "não", para saber celebrar com a mesma gratidão cada aguardado "sim".

Paz!

Edmilson Ferreira Mendes é teólogo. Atua profissionalmente há mais de 20 anos na área de Propaganda e Marketing. Voluntariamente, exerce o pastorado há mais de dez anos. Além de conferencista e preletor em vários eventos, também é escritor, autor de quatro livros: '"Adolescência Virtual", "Por que esta geração não acorda?", "Caminhos" e "Aliança".

Contatos com o pastor Edmilson Mendes:

mendeslongo@uol.com.br

www.mostreatitude.com.br  

Siga-nos

Comentários

Mais do Guiame