O real perigo do egoísmo

Como só pensa em si, pois a auto-satisfação é a meta suprema, simplesmente não consegue perceber o perigo fatal que enfrenta.

Fonte: Guiame, Edmilson Ferreira MendesAtualizado: terça-feira, 11 de abril de 2017 20:14
Egoísmo. (Imagem: Sou da Promessa)
Egoísmo. (Imagem: Sou da Promessa)

Sabemos o que é o egoísmo, um sentimento que faz com que a pessoa só pense nela mesma. Satisfazer a própria vontade é o que interessa. Se as demais pessoas serão prejudicadas não tem a menor importância desde que a própria vontade se concretize. O egoísta só pensa em si, o foco é sempre ele mesmo, não se tem tempo ou boa vontade para os outros, no máximo, se sobrar algum tempo ou energia, se tenta agradar os demais. E, lógico, se não atrapalhar a plena realização da própria vontade, pois somente esta é a que de fato importa.

O real perigo que o egoísta corre é outro. Como só pensa em si, pois a auto-satisfação é a meta suprema, simplesmente não consegue perceber o perigo fatal que enfrenta. E o fato de não conseguir perceber o que está acontecendo, em si, já é um enorme perigo, pois todos nós dependemos de dispositivos que nos coloquem em alerta. Um exemplo são todos os sintomas de dor que o corpo humano dispara quando alguma coisa está errada no organismo, se visto por este prisma, a dor é uma bênção para a preservação e os cuidados com a saúde.

O real perigo do egoísmo está registrado em Provérbios 18:1, na tradução da Bíblia Viva fica extremamente claro: “Uma pessoa egoísta luta diretamente contra Deus quando procura fazer sua própria vontade e acaba se tornando solitária.” Percebeu? Sempre que exigimos nossa própria vontade estamos lutando contra Deus e a Sua perfeita vontade.

Quando não aceito outra vontade que não seja a minha posso estar em oposição aquilo que Deus quer para mim, e isso, definitivamente não é bom. Qualquer vontade contrária aquela definida por Deus nunca terminará bem, pode até ser que dê algum prazer momentâneo. Mas Deus não enxerga um momento apenas, Ele vê, constrói, calcula, dirige, orienta e encaminha todos os momentos da nossa vida, por isso Ele faz coisas que no momento muitas vezes não compreendemos, depois chegamos na conclusão que, sim, Ele sempre esteve, está e estará certo.

Fuja do perigo. Saia das áreas de risco que a sua vontade tantas vezes te coloca. Submeta-se a perfeita vontade de Deus. Ainda que muitas vezes você não entenda, não consiga enxergar como Deus poderá fazer algo bom através de coisas que não gosta ou acha humilhante, simplesmente confie, vá em frente, vá com Deus e abra mão dos caprichos e fraquezas do próprio “eu”. Renuncie a luta insana dos egoístas, pois lutar contra Deus é lutar sempre para perder. Evite a egoísta solidão do final do versículo, lute a luta dos servos, daqueles que entregam suas vidas para agradar ao Senhor da vida.

 

 

*O conteúdo do texto acima é de total responsabilidade do autor e não reflete necessariamente a opinião do Portal Guiame.

Siga-nos

Mais do Guiame