Não! Olhe para cima!

Existe um livro que narra tudo que está acontecendo nestes tempos, e trata todos estes eventos como sinais do tempo do fim.

Fonte: Guiame, Edmilson Ferreira MendesAtualizado: quinta-feira, 13 de janeiro de 2022 15:41
Cena do filme “Não olhe para cima”. (Foto: Divulgação Netflix)
Cena do filme “Não olhe para cima”. (Foto: Divulgação Netflix)

A produção da Netflix, “Não olhe para cima”, está bombando, já é um dos filmes mais assistidos nos últimos dias. Basicamente, o enredo do filme narra a aproximação de um cometa capaz de extinguir a vida na terra. O planeta está em contagem regressiva, em seis meses o impacto será fatal. A descoberta é feita por dois anônimos, aos quais ninguém dá ouvidos, todos estão focados em suas rotinas e preferências, a partir daí a trama se desenrola.

O título do filme, a certa altura, transforma-se no slogan de campanha da atual presidente dos Estados Unidos que luta por sua reeleição: “Não olhe para cima!”. Ou seja, tecnologia e ciência resolveriam a questão e controlariam o cometa, enquanto por outro lado, também a ciência, dizia o contrário. Então este passa a ser o embate durante todo o filme, olhar ou não olhar para cima.

O filme foi produzido na categoria, e é divulgado, como comédia. Seu roteiro foi escrito antes de haver pandemia no planeta. A crítica que nele se vê é primariamente dirigida aos políticos estadunidenses. Evidente que a associação com a atualidade que nos cerca nos quatro cantos do mundo seria inevitável, independente do lado que se esteja ou que se prefira. Quero sair dessa polarização, os que gostam, ok. Mas penso que o filme oferece lições bem mais interessantes.

Impressiona no filme o fato dos que acreditam na ciência entrarem em pânico e começarem firmemente sua pregação: Olhem para cima! Também impressiona os que não levam a sério a ciência e por isso mesmo seguem sua pregação: Não olhem para cima. E também impressiona aqueles para os quais os dados científicos são indiferentes, o que interessa para este grupo são seus próprios interesses, dependendo do que querem e da vantagem que poderão ter é que definirão sua escolha quanto a olhar ou não para cima.

Existe um livro que narra tudo que está acontecendo nestes tempos, e trata todos estes eventos como sinais do tempo do fim. Anônimos, como no filme, estão insistentemente pregando: Olhem para cima! Olhem para cima! Olhem para cima! Jesus está voltando!! Como no filme, as reações são as mesmas, cada grupo não abre mão dos seus prazeres, das suas vantagens, dos seus pecados, das suas preferências. Também como no filme, a pregação sobre o fim do mundo vira piadinhas e se multiplica em memes.

Ao resumir estes tempos com suas palavras proféticas no Evangelho de Lucas, capítulo 21, ao chegar no versículo 28, Jesus é enfático: “quando estas coisas começarem a acontecer, OLHAI PARA CIMA e levantai as vossas cabeças, porque a vossa redenção está próxima.” Do alto, nos últimos tempos, virá o nosso socorro. Este mundo, como o conhecemos, caminha para o seu final. Somos uma geração que precisa parar de olhar para baixo e erguer o olhar para o alto, pois ainda que o mundo siga desacreditando e desprezando esta mensagem, é de lá que virá o nosso Rei. Ahhh, e pode ficar de boa, Ele controla e detém qualquer cometa.

Edmilson Ferreira Mendes é escritor, pastor, teólogo, observador da vida.

* O conteúdo do texto acima é uma colaboração voluntária, de total responsabilidade do autor e não reflete necessariamente a opinião do Portal Guiame.

Leia o artigo anterior: Vão para a Galileia

Siga-nos

Mais do Guiame