Como se preparar para 2021

O começo de um novo ano traz a sensação de que podemos começar do zero.

Fonte: Guiame, Darci LourençãoAtualizado: quinta-feira, 31 de dezembro de 2020 às 14:15
(Foto: iStockphoto/smshoot)
(Foto: iStockphoto/smshoot)

O começo de um novo ano traz a sensação de que podemos começar do zero. Um estudo, feito na Universidade de Scranton, nos EUA, afirma que só 8% de fato conseguem levar à frente suas promessas.

Isso acontece porque nossa capacidade de mudança passa por alguns níveis neurológicos conscientes e inconscientes, por exemplo, nosso comportamento se apoia no ambiente onde estamos inseridos, como nossa identidade se apoia em nossas crenças e valores. Ocorre também, que acabamos traçando metas irreais. 

Comece listando suas pretensões:

Seja objetivo, verifique a importância de suas pretensões para você mesmo.

Defina onde quer chegar.

Anote seu maior objetivo, e subdivida-o. Lembre-se: é um processo onde o início, o meio e o fim são importantes. Pense nas etapas intermediárias para aproximar-se do seu alvo.

Considere a sua motivação.  

O encorajador no processo é você saber quais serão seus ganhos, todo atleta tem um alvo: o podium. Não avançamos se não tivermos a perspectiva da recompensa.

Nenhum comportamento muda se o ambiente for o mesmo.

Quer emagrecer? Tire os doces da geladeira;

Quer esquecer? Tire as recordações da parede;

Observe com quem e com o que está se identificando. Somos seres sociais e nos identificamos com grupos e pessoas, com valores e objetivos iguais aos nossos.

Facilite a realização das metas.

Torne os novos hábitos mais fáceis de serem executados, por ex: Quer começar a correr após o expediente? Deixe o tênis e a roupa de academia sempre na mochila. 

Deseja ser menos consumista? Evite gastar tanto tempo ‘namorando’ aquela lojinha on-line ou passeando pelo shopping.

Cuide-se bem, comemorando cada progresso!

Estar atento às pequenas vitórias e se autorrecompensar após ter concluído uma etapa pode dar uma dose extra de motivação. Conseguiu emagrecer 4 quilos? Pode ser uma recompensa ir ao teatro. O que acha?

Permita-se tentar de novo.

Por fim, perceba qual é a sua perspectiva para 2021. Você quer que algo mude? Com sensatez e equilíbrio saiba que a troca de ano no calendário, de alguma maneira, nos motiva a fazer as coisas de forma diferente, e cada novo ciclo pode ser uma oportunidade para a mudança, e que crendo chegaremos nos portos desejados, pois não estamos sós.

Por Darci Lourenção, psicóloga, pastora, coach, escritora e conferencista. Foi Deã e Professora de Aconselhamento Cristão. Autora dos livros “Na intimidade há cura”, “A equação do amor” e “Viva sem compulsão”.

* O conteúdo do texto acima é de colaboração voluntária, seu teor é de total responsabilidade do autor e não reflete necessariamente a opinião do Portal Guiame.

Leia o artigo anterior: No meio da guerra, no meio da tempestade, há lampejos do Sol da Justiça

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições