A sua cosmovisão pode mudar o rumo de sua vida

Criacionismo & Design Inteligente.

Fonte: Guiame, Cris BeloniAtualizado: terça-feira, 7 de junho de 2022 16:12
(Foto: Timothy Eberly / Unsplash)
(Foto: Timothy Eberly / Unsplash)

“Sonda-me, ó Deus, e conhece o meu coração; prova-me, e conhece as minhas inquietações. Vê se em minha conduta há algo que te ofende, e dirige-me pelo caminho eterno”. (Salmos 139.23,24)

Cada ser humano tem a sua própria maneira de ver e entender o mundo e o universo. Sua “visão” depende muito das suas “lentes”, ou seja, do conhecimento que você adquiriu ao longo do tempo.

Cientificamente falando, enquanto a cosmovisão naturalista só enxerga termos naturais, a cosmovisão teísta — daquele que acredita em Deus — enxerga além disso, e entende que existe uma força maior guiando todas as ações naturais.

A cosmovisão de um ateu só consegue enxergar Jesus Cristo como um carpinteiro revolucionário que foi crucificado pelo exército romano. Já a cosmovisão de um cristão reconhece que Jesus Cristo é o Salvador, enviado pelo próprio Deus para nos resgatar.

Fonte de conhecimento

Como o cristão chega a essa conclusão? Estudando a Bíblia. Não é uma cosmovisão simples, na verdade é uma lente que faz o ser humano enxergar bem longe. Entenda que quanto mais questionador você for, mais ampla será a sua visão de mundo.

“Os inexperientes herdam a insensatez, mas o conhecimento é a coroa dos prudentes”. (Provérbios 14.18)

E a Bíblia não tem limites para as nossas dúvidas, você pode perguntar se existe vida após a morte, sobre o mundo espiritual e seus mistérios, quando se deu o início das civilizações ou como encontrar paz em meio a tantos problemas, enfim, é um leque de possibilidades e também uma fonte bem segura para encontrar a verdade.

A Bíblia é uma coleção de livros que tem um valor inestimável. Quem tem uma cosmovisão bíblica enxerga um mundo totalmente diferente. Quem lê a Bíblia acumula valores e aprende a preservá-los.

No que você acredita?

Podemos dizer que a cosmovisão é a soma de todas as suas crenças, então, pense bem nessas perguntas:

Em que você acredita?

De onde você veio e para onde você vai?

Qual o seu propósito de vida?

Há pessoas bem sucedidas que ficam perdidas ao pensar nisso, porque descobrem que não sabem nem o básico da sua existência. Há milhares de títulos de livros por aí, mas o que eles dizem pode não passar de mera especulação humana.

“Meu povo foi destruído por falta de conhecimento. Uma vez que vocês rejeitaram o conhecimento, eu também os rejeito como meus sacerdotes”. (Oséias 4.6)

Se você acreditar em tudo o que as escolas e universidades ensinam, sem ter uma base confiável construída antes, pode ser até perigoso. A cosmovisão errada, em muitos casos, pode ser o caminho para uma depressão.

Normalmente, as pessoas depressivas questionam sua própria existência e não conseguem enxergar motivações para seguir em frente, porque não conhecem o propósito de suas vidas e não conseguem mais se encaixar no mundo e nem se sentem à vontade na sociedade.

Pode parecer clichê o que vou falar agora, mas a Bíblia é a base para a vida, em todos os sentidos. O Cristianismo praticado de forma verdadeira e genuína dá um novo sentido à nossa realidade.

Se você usa a lente bíblica para enxergar a sua existência, então não haverá dúvidas dentro de você sobre ser homem ou mulher, por exemplo. Você não vai questionar sobre a estrutura familiar ou sobre a melhor maneira de educar seus filhos. Porque a Bíblia é muito clara sobre todos esses posicionamentos. Pense nisso. A sua cosmovisão tem o poder de mudar o rumo da sua vida.

“Esforço-me para que eles sejam fortalecidos em seus corações, estejam unidos em amor e alcancem toda a riqueza do pleno entendimento, a fim de conhecerem plenamente o mistério de Deus, a saber, Cristo. Nele estão escondidos todos os tesouros da sabedoria e do conhecimento. Eu lhes digo isso para que ninguém os engane com argumentos aparentemente convincentes”. (Colossenses 2.2-4)

E esse foi o estudo desta semana. Espero que tenha tirado a sua dúvida e também colaborado para o seu crescimento espiritual. Beijo no coração e até a próxima, se Deus quiser!

Por Cris Beloni, jornalista cristã, pesquisadora e escritora. Lidera o movimento Bíblia Investigada e ajuda as pessoas no entendimento bíblico, na organização de ideias e na ativação de seus dons. Trabalha com missões transculturais, Igreja Perseguida, teorias científicas, escatologia e análise de textos bíblicos.

* O conteúdo do texto acima é de colaboração voluntária, seu teor é de total responsabilidade do autor e não reflete necessariamente a opinião do Portal Guiame.

Leia o artigo anterior: Para que tantas teorias se a Bíblia deixa claro quem são os nossos ancestrais?

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições