O pó tornará à terra e o espírito voltará a Deus

Criacionismo Bíblico | Derrubando Mitos

Fonte: Guiame, Cris BeloniAtualizado: quarta-feira, 24 de março de 2021 12:34
(Foto: Pinterest)
(Foto: Pinterest)

O tema é simples e interessante ao mesmo tempo: vamos falar sobre o pó da terra. Recentemente, cientistas descobriram que há muitos elementos químicos da terra no corpo humano, como cálcio, ferro, zinco, alumínio, oxigênio, entre muitos outros.

Para quem lê a Bíblia e acredita nela isso não é novidade. No livro de Gênesis está escrito que o ser humano foi formado do pó da terra. Mas você deve imaginar que muita gente não acredita nessa história de que o ser humano primeiro foi um bonequinho de barro para depois ter a composição que tem hoje.

A questão é a forma como muitos explicam esse fato. O que realmente a Bíblia nos diz? Lá em Gênesis capítulo 2, versículo 7, no momento em que Deus estava formando o jardim do Éden e criando o ser humano, diz o seguinte:

“E formou o Senhor Deus o homem do pó da terra e soprou em seus narizes o fôlego da vida; e o homem foi feito alma vivente”.

Em nenhum momento a Bíblia afirma que Deus fez um boneco de lama e depois o transformou em carne, ossos e músculos. Não que Ele não tenha o poder para fazer isso, pois quando Ele disse “haja luz” houve luz. E quando Ele disse “haja uma expansão no meio das águas”, a expansão se fez.

Em relação ao homem, a Bíblia diz que “Deus o formou”, mas não se sabe como. Quando a Bíblia descreve que nessa formação havia o pó da terra, podemos concluir que a composição química humana tem os mesmos elementos que há na terra, mas nós não podemos acrescentar nossas ideias sobre como Deus trabalhou nessa composição, nem supor que foi como uma obra de arte, pois ninguém sabe.

Cientistas já ficaram fascinados ao constatar a coerência da afirmação bíblica ao encontrar uma precisão química entre os elementos presentes no barro e no corpo humano, mas também não podem descrever como foi que isso aconteceu.

Na verdade, por mais que se estude a origem da vida e do Universo, sempre haverá muitos detalhes não revelados. Mas de uma coisa podemos ter certeza, que Deus é o autor da vida. A Bíblia nos garante isso. Veja o que está escrito em Jeremias 27.5:

“Eu fiz a terra, o homem, e os animais que estão sobre a face da terra, com o meu grande poder, e com o meu braço estendido, e a dou a quem é reto aos meus olhos.”

Todas as afirmações bíblicas são dignas e verdadeiras.

“No suor do teu rosto, comerás o teu pão, até que te tornes à terra; porque dela foste tomado, porquanto és pó e em pó te tornarás.” (Gênesis 3.19)

“...e o espírito voltará a Deus.” (Eclesiastes 12.7)

Por Cris Beloni, jornalista, pesquisadora e escritora. Lidera o Movimento Bíblia Investigada e ajuda as pessoas no entendimento bíblico para a ativação de seus dons. Trabalha com missões transculturais, Igreja Perseguida, teorias científicas, escatologia e análise de textos bíblicos.

* O conteúdo do texto acima é de total responsabilidade do autor e não reflete necessariamente a opinião do Portal Guiame.

Leia o artigo anterior: Bíblia — nosso alimento espiritual

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições