Não há futuro para quem vive no passado!

Não há futuro para quem vive no passado!

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 09:16

“Pare de olhar para onde esteve e comece a olhar para onde pode estar." Esta é a frase qe sintetiza o que quero falar neste post. Somos chamados à olhar para a frente. Apenas voltamos o rosto, para nos lembrar de quais erros não devemos cometer no futuro. Mas parar para lamentar e ficar pensando no que poderíamos ter feito ou não, é um terrível desperdício de energia e reflexão.

Paulo deixou muito claro sobre o que pensar do passado, na sua carta aos Filipenses: "Esquecendo-me das coisas que ficaram para trás e avançando para as que estão adiante, prossigo para o alvo a fim de ganhar o prêmio do chamado celestial de Deus em Cristo Jesus" (Filipenses 3:13-14). 

Jamais poderemos ter pensamentos alegres acerca do futuro enquanto alimentamos as tristezas do passado. Phillip Raskin mencionou: "Aquele que desperdiça o hoje lamentando o ontem desperdiçará o amanhã lamentando o hoje.

”Não temos permissão para mudar o passado, mas não precisamos condenar nosso futuro por causa dele. Lembre-se sempre, o melhor ainda está por vir! Existem pessoas que apenas vivem da reputação do passado, ou se lamentam por aquilo que o passado lhes tirou. Mas os verdadeiros “bons tempos”, aqinda irão acontecer.

O cristão é ministrado diariamente pelo Espírito Santo a renovar sua esperança. Isto é, acreditar sempre que o presente está construindo um futuro melhor. Ainda não entoamos nossas melhores canções. Ainda não pintamos o nosso melhor quadro, ainda não demos a nossa melhor risada. Repare no que aconselha Eclesiastes 7:10: "Não diga: 'Por que os dias do passado foram melhores que os de hoje?'. Pois não é sábio fazer esse tipo de pergunta.

"Nunca permita que o passado ocupe todo o seu presente. Evite pensar demais no passado. Não há nada tão distante quanto uma hora atrás. Saiba que o seu passado jamais se igualará ao seu futuro.

Por Bruno dos Santos

Conferência Voz dos Apóstolos - Inscreva-se!
Siga-nos

Comentários

Mais do Guiame