O poder da contemplação

Todos os dias grandes coisa acontecem ao nosso redor, mas devido ao fato de estarmos tão ocupados, não conseguimos nos atentar para isso.

Fonte: Guiame, Alexandre GregoAtualizado: terça-feira, 15 de junho de 2021 16:02
(Foto: Canva)
(Foto: Canva)

Cada dia que passa parece que nossa vida se acelera de uma maneira tão incrível que aos poucos estamos perdendo o prazer da contemplação. Vivemos dias agitados que não “temos” tempo a perder, tudo precisa ser feito em uma velocidade tão alta que perdemos as pequenas coisas que acontecem ao nosso redor.

Um dia desses estava levando minha filha de seis anos para escola e estávamos um pouco atrasados, e em uma avenida que tem cinco semáforos todos estavam abertos ou verdes, então minha filha soltou a pérola: − Nossa papai, tem milagre acontecendo aqui. Meu Deus! Essa frase me despertou pra algo importante; TEM MILAGRE ACONTECENDO AQUI.

A definição de CONTEMPLAÇÃO é “olhar fixamente; olhar com muita admiração; observar com muita atenção e cuidado; analisar.

Todos os dias grandes coisa acontecem ao nosso redor, mas devido ao fato de estarmos tão ocupados, não conseguimos nos atentar para isso. Deixamos de contemplar os acontecimentos diários e de momento, por estarmos extremamente preocupados com o que ainda não aconteceu.

Observe Genesis 1.31 – Então Deus contemplou toda a sua criação, e eis que tudo era muito bom. Houve, assim, a tarde e a manhã: esse foi o sétimo dia. (BKJ)

Depois de Deus ter criado todas as coisas ELE parou, olhou com muita admiração, CONTEMPLOU tudo que havia feito assegurando que tudo era muito bom.

A perda desta contemplação nos leva a uma vida de ansiedade, gerando assim pessoas que não sabem lidar com a realidade. Jesus observando isso disse em Mateus 6.26 – Contemplai as aves do céu: não semeiam, não colhem, nem armazenam em celeiros; contudo, vosso Pai celestial as sustenta. Não tendes vós muito mais valor do que as aves? (BKJ)

Como seria bom se em nossa vida pudéssemos acelerar os processos de dor e colocarmos em câmera lenta os momentos bons, mas isso não é possível. Precisamos aprender a administrar cada um desses momentos, entendendo que cada um nos ensinara algo.

Contemplar o que está ao nosso redor nos faz sermos mais gratos a Deus e às pessoas. Nos tira de um estado de ansiedade, fazendo-nos entender que o hoje e o agora são mais importantes que o amanhã que ainda não chegou.

Olhe para sua família com o olhar de contemplação dos primeiros dias; olhe para seu emprego com a mesma empolgação do primeiro dia de trabalho; sirva a sua igreja e a seu pastor com o mesmo empenho do início; abrace seus filhos com a mesma ternura que abraçou em seus primeiros dias de vida; olhe para sua esposa ou marido com o mesmo amor do começo de tudo. Isso é contemplação!

Apocalipse 2.5 – Recorda-te, pois, de onde caíste, arrepende-te e volta a prática das primeiras obras. Portanto, se não te arrependeres, em breve virei contra ti e tirarei o teu candelabro do seu lugar.

Tem milagre acontecendo aqui! Contemple-os.

Alexandre Grego é Pastor, Bacharel em Teologia, Life Coaching, e escritor dos livros “Somos Flechas”, “E Urias?” e “Não existe família perfeita, existe família feliz”. Também é conferencista nas áreas de liderança e casais. Exerce sua atividade pastoral no Ministério Apostólico Koinonia, na cidade de Mogi das Cruzes/SP, é casado com a Pra. Marines Grego.

* O conteúdo do texto acima é de total responsabilidade do autor e não reflete necessariamente a opinião do Portal Guiame.

Leia o artigo anterior: Seja forte!

Conferência Voz dos Apóstolos - Inscreva-se!
Siga-nos

Comentários

Mais do Guiame