Com alguns pequenos cuidados é possível evitar uma infecção muito comum em bebês de até seis meses, a candidiase oral - conhecida como sapinho ou monilíase. Causada por um fungo residente no intestino, chamado de Cândida albicans, o sapinho é uma infecção bucal. No entanto, este fungo é semelhante à levedura responsável pela Candidiase e pode provocar assadura e vaginite. A ocorrência em criança acima de seis meses pode indicar algo mais grave, como uma deficiência imunológica.
O problema geralmente ocorre pelo desequilíbrio na flora bucal e até mesmo por contaminação de objetos levados à boca. Na chamada fase oral - nos primeiros 18 meses de vida -, os bebês descobrem o mundo por meio da região bucal e por isso levam a maior parte dos objetos que encontram para a boca, ficando expostos à contaminação. Entre uma troca de fralda e outra, alguns destes objetos ou até mesmo a própria banheira do bebê podem estar contaminados pelo fungo causador do sapinho. Os sintomas aparecem como pontos brancos em forma de placa, contaminando as gengivas, a parte interna das bochechas, céu da boca e os cantinhos dos lábios. Esses pontos não saem facilmente. Quando são cutucados ou arranhados, forma-se uma área vermelha e inflamada que pode sangrar. Se não forem tratadas adequadamente, as aftas podem se espalhar pela boca e garganta, indo para o esôfago e chegando até o estômago e pulmões.
Ao diagnosticar esta doença, o tratamento precisa ser feito o mais breve possível, pois os bebês com sapinho sentem dor e desconforto ao mamar ou se alimentar e isso pode acarretar na perda do apetite e do paladar. Os remédios usados são os antifúngicos, que também podem ser usados nos seios, caso estes tenham sido contaminados pelo fungo durante a amamentação. Alguns pediatras podem receitar analgésicos para amenizar a dor.
Proteção antimicrobiana
Alguns produtos voltados para a puericultura já vêm com proteção antimicrobiana Microban®, que inibe o crescimento de bactérias e fungos em sua superfície, como é o caso dos talheres infantis da Tramontina - contém design especialmente projetado para crianças e perfis arredondados oferecendo maior segurança no manuseio, não agredindo a frágil pele dos pequeninos; dos potes plásticos para alimentação do bebê fabricados pela Plasútil, da linha gira-gira e baby line, que possuem uma tecnologia antibacteriana incorporada na fabricação; além dos inaladores e umidificadores da NS.
A proteção Microban® - que nos Estados Unidos e Europa está disponível em cadeirões, brinquedos, banheiras entre outros produtos protegidos contra bactérias e fungos proporciona uma superfície com tecnologia segura e eficaz, que continuamente inibe o crescimento destes microorganismos.
Dicas para as mamães:
- Lave as mãos quando for cuidar do bebê e limpe os objetos como brinquedos, mamadeiras e chupeta
- Mantenha a boca do bebê sempre higienizada
- Se estiver amamentando um bebê com sapinho, reduza consideravelmente a quantidade de açúcar na sua dieta ou se possível elimine-o totalmente, pois o fungo prolifera no açúcar
- Tomar chá de gengibre nas refeições também pode ser útil
- Algumas bactérias como Lactobacilos bífidos são benéficas, pois ajudam a controlar a presença de Cândida no organismo, por isso tome iogurte regularmente
- Se o bebê que utiliza mamadeira estiver sob tratamento com antibióticos, acrescente Lactobacilos bífidos ao leite
- Evite que seus seios fiquem úmidos durante muito tempo, mantendo-os secos entre as mamadas
- Nunca subestime a importância da higiene simples e prática
Sobre a Tecnologia Antimicrobiana Microban®
A Microban Products Company é uma multinacional norte-americana, líder mundial em soluções antimicrobianas, que possui ingredientes aprovados para contato seguro com pessoas, alimentos e animais. No Brasil está disponível em diversos produtos como pranchas de corte, potes plásticos para culinária e rodinhos de pia (Plasútil®), cabos de facas, tábuas de corte culinário e talheres infantis (Tramontina®), termopratos (Soprano®), inaladores e umidificadores (NS®), alicates de cutícula (Merheje®), GyoClean Impermeabilizante, Kit Epóxi, BioProtege Selante Aerosol e Bioprotege Porcellanato (Gyotoku®), assentos sanitários (Deca®), pisos laminados (Durafloor®), MDF e MDP de baixa pressão para fabricação de móveis (Duratex®), superfícies de quartzo (Silestone®), acrílicos para banheiras e ofurôs (Lucite®) e artigos de madeira (Origin®). Para a indústria há diversos equipamentos, como botas industriais em PVC (Italbotas®), laminados para revestimentos de caminhões e câmaras frigoríficas (Fibralit®), pisos industriais (Basf®) e esteiras transportadoras de alimentos (Bumerangue®), botas industriais de couro e PU (Fujiwara®), entre outras marcas ao redor do mundo.
Aprovada pelo SCF (Comitê Científico para Alimentos da União Européia), a tecnologia antibacteriana Microban® é a primeira no mundo a ter fórmulas aprovadas para contato seguro com alimentos pela NSF (National Sanitation Foundation - EUA) e NSF do Brasil, aplicações em produtos registrados na EPA (Agência de Proteção Ambiental) e ingredientes aprovados pela FDA (Food and Drug Administration EUA). Possui testes de eficácia feitos por laboratórios independentes ao redor do mundo, que comprovam a sua eficácia na inibição do crescimento de bactérias e fungos na superfície dos produtos.
Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia