Estado Islâmico diz que atirador de Las Vegas era um de seus 'soldados'

Um dos líderes do grupo terrorista disse que Stephen Paddock promoveu o massacre, "se levantando como um mártir contra a América".

Fonte: Guiame, com informações do Christian PostAtualizado: terça-feira, 10 de outubro de 2017 às 14:59
Estado Islâmico afirma que Stephen Paddock foi um "lobo solitário". (Imagem: Guiame)
Estado Islâmico afirma que Stephen Paddock foi um "lobo solitário". (Imagem: Guiame)

O grupo terrorista Estado islâmico continua a insistir em várias entrevistas e declarações que o atirador de Las Vegas, Stephen Paddock, foi radicalizado e se tornou um dos seus 'soldados', apesar de o FBI se mostrar cético em relação a essa versão.

A namorada de Paddock, Marilou Danley, admitiu que estava preocupada com a sanidade mental do homem de 64 anos.

A afirmação do Estado Islâmico foi divulgada em um relatório de uma revista árabe sobre o massacre mais recente realizado por Paddock do seu quarto de hotel da Mandalay Bay, de onde matou 59 pessoas e feriu mais de 500 outras em um festival de música country, como informou o Independent.

Os jihadistas radicais aparentemente se gabavam de causar "pânico e confusão entre os serviços de segurança dos EUA e vários outros países europeus". O grupo também afirmou que o residente do estado de Nevada estava atendendo a um chamado para atacar as nações que guerreiam contra o Estado Islâmico no Iraque e na Síria.

Os extremistas se referiram a Paddock, que também se matou após o ataque, como "Abu Abd al-Bar al-Amriki", e insistiram que ele "se levantou como um mártir" contra a América.

O FBI sugeriu anteriormente que não há informações para conectar Paddock ao terrorismo internacional, embora as autoridades dos EUA ainda estejam procurando por um motivo que realmente o tenha levado a promover o massacre.

O site conservador 'Breitbart Jerusalem' disse na última quarta-feira que realizou uma entrevista com Abu Baker al-Maqdisi, um jihadista sênior associado ao Estado Islâmico, que também afirmou que Paddock havia sido radicalizado.

"Até mesmo as armas que ele usou neste ataque foram compradas com dinheiro do Estado islâmico", afirmou Al-Maqdisi.

Ele também insistiu que "apesar da desinformação dos 'cruzados' [nome dado aos ocidentais pelo Estado Islâmico] sobre a retirada do Iraque e da Síria", o grupo ainda tem capacidade para fazer esses tipos de ataques.

"Há muitos outros lobos solitários dentro dos EUA que estão preparando mais ataques. Este não será o último", advertiu ele, e insistiu que Estado Islâmico não reivindica falsamente ataques pelos quais não é responsável.

Charlie Winter, pesquisador sênior do Centro Internacional para o Estudo da Radicalização e da Violência Política, sugeriu que o "júri estava alienado" sobre o envolvimento do extremismo islâmico neste tiroteio, mas disse que as afirmações parecem ser "extremamente suspeitas".

"Há uma forte lógica estratégica por trás de todo ato de terrorismo que o EI reivindica - não é apenas sobre se comunicar conosco, o adversário, mas também com seus apoiantes. Ele deve mostrar que eles não estão lutando por uma causa perdida", disse Winter.

"Pode ser que o Estado Islâmico tenha cometido um erro, pode ser que as fontes e a metodologia de reivindicação não tenham sido verificadas esta vez, e poderia ser uma reivindicação oportunista", acrescentou.

Danley, que foi enviado por Paddock às Filipinas para ver suas semanas de família antes do ataque, disse às autoridades que ela não tem idéia do que poderia ter levado seu namorado de 64 anos a realizar tal massacre.

CBS News citou uma fonte de aplicação da lei na sexta-feira que mostrou que Danley estava preocupado com a estabilidade mental de Paddock, no entanto, sem fornecer mais detalhes.

Uma fonte policial disse que o Paddock reservou dois quartos no Blackstone Hotel em Chicago dois meses antes do tiroteio de Las Vegas, mas nunca apareceu.

"O hotel tem vista para Grant Park, onde Lollapalooza estava ocorrendo. O festival de música de quatro dias atraiu cerca de 400 mil pessoas - incluindo Sasha e Malia Obama", observou o artigo.

"CBS Boston relatórios Paddock também procurou quartos de hotel perto de Fenway Park de Boston e locais de concertos na cidade. Não há provas de que ele realmente viajou para Boston".

Os registros do Programa de Monitoramento de Prescrição de Nevada, entretanto, mostraram que Paddock foi prescrito como medicamento anti-ansiedade em junho, sob a forma de 50 comprimidos de 10 miligramas de diazepam.

O Las Vegas Review-Journal informou que Paddock comprou um remédio controlado chamado 'Valium' em uma loja da 'Walgreens', em Reno. O médico Dr. Steven Winkler, que prescreveu os comprimidos, recusou-se a responder perguntas sobre o suspeito.

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições