11 princípios para aprimorar a inteligência emocional

Veja quais são as atitudes que estão ao nosso alcance para nos ajudarem emocionalmente.

Fonte: Guiame, Cristiano R. CostaAtualizado: quarta-feira, 16 de fevereiro de 2022 às 16:13
(Foto: Canva)
(Foto: Canva)
  1. Elogie com sinceridade: Como é bom receber um elogio, principalmente quando é sincero. Se o elogio vier de uma pessoa que amamos então... As palavras de elogio entram em nosso coração e nos dão força para continuar fazendo melhor ainda. Receber um elogio por algo de bom que você fez é excelente. Você gosta de ser elogiado? Faça o seguinte: pratique o elogio sincero. Elogie com sinceridade as boas atitudes das pessoas. Nós colhemos o que plantamos e praticar o elogio faz com que nos foquemos nas qualidades das pessoas e não nos possíveis defeitos. Focar nas qualidades e elogiar sinceramente é um sinal de aprimoramento de sua inteligência emocional.
  1. Proteja suas emoções: É importante ser firme e assertivo em certas situações. Pessoas emocionalmente inteligentes sabem ser assertivas quando a situação exige, mas com o cuidado para não provocar inimizades, buscando dizer palavras que não ofendam nem humilhem. O truque está em dar a si próprio um tempo para acalmar as suas emoções antes de falar, fazer pelo menos a dita oração dos sábios, ou seja, ficar no mínimo 1 minuto em silêncio. Também não convém se colocar em situações que o leve a perder o controle. Evite conversas que o fazem ficar emocionalmente abalado, priva-se de amizades que o condenem, esquive-se de ver fotos nas redes sociais que provoquem emoções de tristeza e ira, poupe sua mente de lembranças de momentos ruins.
  1. Faça amizades positivas: Sabemos que como líderes precisamos conviver com todos os tipos de pessoas, as rancorosas, as melancólicas, as que só reclamam, as pessimistas, as mentirosas, as grosseiras, enfim, todo tipo de pessoas. Mas para amizades íntimas, escolha o convívio com aquelas que o façam levantar emocionalmente e também busque ser esse tipo de amigo. Lembre-se: colhemos o que plantamos. Prefira as pessoas verdadeiramente alegres, resolvidas, seguras, gentis, engraçadas e bondosas. As pessoas negativas também tendem a evitar as positivas, pois querem alguém que apoie seus dramas.
  1. Lembre-se positivamente do futuro: Lembrar do futuro? Como assim? Lembrar do futuro significa visualizar como você estará daqui a alguns dias, meses e anos e lembrar disso sempre. Pessoas emocionalmente inteligentes passam um tempo fazendo planos e trabalhando para o futuro, ficando sem disponibilidade para lamentar os assuntos tristes do passado. Pessoas emocionalmente inteligentes aprendem com as experiências fracassadas e utilizam essas lições para seguirem em frente, com sabedoria, não alimentando a ansiedade e a melancolia.
  1. Busque aplicar o conhecimento: A busca pelo conhecimento e o aprendizado devem ser constantes na vida de um líder e de quem quer aumentar a inteligência emocional. Pessoas com emoções inteligentes são eternos aprendizes, são receptivos a novas ideias, sem perderem os princípios verdadeiros e sabem que têm muito para aprender com todos aqueles com que se relacionam, demonstrando humildade e desprendimento de preconceitos. Mas não basta apenas aumentar o conhecimento, é preciso colocá-lo em prática.
  1. Gaste tempo com o que é necessário: Pessoas emocionalmente inteligentes mantêm o pensamento naquilo que é positivo, ou seja, não perdem muito tempo e energia pensando nos problemas que têm e nas pessoas que os chateiam. Não gastar tempo e pensamento com coisas ruins não significa ignorá-las, mas pensar em como resolvê-las. Pensar na solução e não no que causou o problema, essa é a diferença. Isso o ajudará a aprimorar sua inteligência emocional.

    7. Fale de coisas boas e que interessem aos outros: Exercite suas palavras para falar de coisas boas. Abençoe as pessoas, fale das belezas da vida e de Deus. Busque encher as prateleiras do seu coração com vasilhas cheias de agradecimento, palavras doces e gentis, pensamentos de vida. Fale de coisas engraçadas, de comidas gostosas, filmes divertidos, jogos interessantes. Fale de coisas que as demais pessoas gostem de ouvir. Pessoas que possuem emoções inteligentes divertem os outros.
  1. Perdoe e peça perdão: Se existe um fortificante para a inteligência emocional, essa super vitamina chama-se perdão. O ato de perdoar e de pedir perdão mostra segurança e humildade. O perdão nos devolve emoções saudáveis, como alegria e paz. Nos faz ver a beleza da vida.

E perdoa-nos as nossas dívidas, assim como nós perdoamos aos nossos devedores; E não nos conduzas à tentação; mas livra-nos do mal; porque teu é o reino, e o poder, e a glória, para sempre. Amém. Porque, se perdoardes aos homens as suas ofensas, também vosso Pai celestial vos perdoará a vós;

Mateus 6:12-14

  1. Leia livros: Inteligência emocional é um assunto muito vasto e fascinante. É aconselhado que todos que queiram aprimorar suas emoções busquem mais aprendizado sobre o assunto, através de leituras de bons livros e matérias.
  1. Ore: É sabido que o poder da oração é ilimitado. Orar é uma prática fundamental para todas as pessoas que querem fortalecer seu relacionamento com Deus. Um líder precisa ter a prática constante da oração, o hábito de se aproximar de Deus e alimentar seu próprio espírito. Existem estudos científicos que atestam aquilo que todos os cristãos já sabem, que as pessoas que oram possuem melhor qualidade de vida e que suas emoções tendem a ser mais saudáveis. Se você ainda não possui o hábito de orar, sugiro que o faça diariamente, começando com 15 minutos pela manhã. Fale com Deus, converse com Ele e fique também em silêncio, para que possa ouvir a sua voz.
  1. Agradeça: Agradecer significa demonstrar ou expressar gratidão; oferecer graças; reconhecer. A prática de agradecer fortalece as boas emoções. Mostra respeito, segurança e humildade. Por isso é importante agradecer sempre, mostrar que confiamos em Deus apesar de qualquer dificuldade. Sei que há momentos que é difícil crer que Deus está no controle, pois a dor se mostra grande demais, mas tenha fé, Deus sabe de todas as coisas.

Porque os meus pensamentos não são os vossos pensamentos, nem os vossos caminhos os meus caminhos, diz o Senhor.

Isaías 55:8

Cristiano R. Costa é coach emocional, palestrante, escritor, professor, consultor e mentor. Sua área principal de atuação é em liderança emocional e empresarial. Possui capacitação pelo Instituto Menthes do Dr. Augusto Cury, é bacharel em Ciência da Computação e Especialista Executivo em Gestão de Empresas e de Projetos. Tem um chamado para ajudar pessoas a se auto liderarem e de acreditarem em si mesmas e principalmente em Deus.

* O conteúdo do texto acima é de total responsabilidade do autor e não reflete necessariamente a opinião do Portal Guiame.

Leia o artigo anterior: Você já elogiou alguém hoje?

 

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições