O professor e as novas tendências educacionais

O professor e as novas tendências educacionais

Fonte: Atualizado: sábado, 29 de março de 2014 às 03:32

Carlos Remontti

[email protected]

As características da globalização chegaram à prática pedagógica. 

O mundo acelerado, o desenvolvimento dos meios de comunicação e a atual sociedade do consumo criaram hoje novos valores para as crianças. E todas essas mudanças na sociedade atingiram em cheio a profissão de professor. Hoje, uma nova tendência direciona novos e antigos profissionais: o professor gestor.  

Se antes o professor apenas vendia sua força de trabalho, tal qual outro trabalhador qualquer, agora ele possui outras atribuições, e entre elas, alcançar os objetivos da escola. Ou talvez, em diversos casos, os objetivos da empresa por trás da escola.

Conforme Thereza Bordoni, mestre em Políticas Educacionais, antigamente uma boa didática e conhecimento da matéria eram suficientes para a vida do professor. Porém, agora essa visão já se torna ultrapassada. O novo modelo atual de escola pede planejamento de carreira, conceitos de administração, entre outros. Conceitos muitas vezes que não tem nenhuma ligação com o universo dos profissionais da educação.

A assessora pedagógica do grupo Dom Bosco e mestre em Educação pelo Lesley College (EUA), Gilda Lück, diz que o professor de hoje deve ter uma visão ampliada da escola, compreendendo o grau de importância que está além da sala de aula.

Ao criar uma visão da escola como um todo, na qual os alunos, pais, coordenadores e comunidade fazem parte do processo de educação, formando assim uma rede de colaboradores, o professor acrescenta diversos elementos à sua formação que podem ajudá-lo nas novas práticas administrativas.

Ser um dos responsáveis pelo contato e posterior fidelização do aluno, estar constantemente se atualizando, ser pró-ativo e possuir uma rede de network, são essas algumas das características dessa nova tendência chamada professor gestor.

Leia também:

Ensino Público Ensino Público x Ensino Privado Educação - Conceitos Professor - Qual o perfil do profissional da educação? O professor e as novas tendências educacionais  

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições