Antigo manuscrito revela que texto bíblico foi apagado do Alcorão no século VIII

Pesquisadores descobriram que um texto de Deuteronômio teria sido apagado do alcorão, no Egito.

Fonte: Guiame, com informações do ExpressAtualizado: quinta-feira, 26 de abril de 2018 às 13:53
Um estudioso encontrou palavras da Bíblia por trás das árabes. (Foto: Express)
Um estudioso encontrou palavras da Bíblia por trás das árabes. (Foto: Express)

Um manuscrito do século VIII está servindo como prova de que um texto da Bíblia que faria parte do Alcorão foi apagado do livro islâmico.

A descoberta foi descrita como "muito importante ... para a história do Alcorão e do Islã primitivo", pela acadêmica francesa Dr. Eléonore Cellard, que pesquisou o texto, de acordo com o Daily Express.

Ela acrescentou: "Temos aqui uma testemunha de interações culturais entre diferentes comunidades religiosas".

O manuscrito do Alcorão mostra marcas do texto cristão - do livro de Deuteronômio, do Antigo Testamento - que foi apagado e substituído pela inscrição islâmica. Tal texto, mostrando traços de seu conteúdo anterior, é conhecido como palimpsesto e não era incomum na antiguidade.

Acredita-se que o manuscrito tenha sido produzido no Egito, onde a comunidade cristã copta originou-se e ainda representa cerca de 10% da população egípcia, que é majoritariamente muçulmana. A datação da escrita cristã original é agora quase impossível de determinar sem risco de dano ao artefato.

O palimpsesto está agora em leilão na casa de leilões Christie's, com um preço-guia de £ 80.000-120.000.

O especialista da Christie, Romain Pingannaud, comentou sobre a descoberta antiga: “É extraordinário. Uma vez que você sabe que está lá, você só pode vê-la, torna-se tão óbvio”.

“É fascinante, especialmente porque é o único exemplo em que você tem um texto em árabe em cima de um texto não-árabe”, acrescentou.

A prática de escrever sobre textos antigos com o objetivo de substituí-los era comum nos mundos bizantino e grego, quando então estava em uso um material muito mais forte para escrever, pergaminho.

O Sr. Pingannaud explicou: “O pergaminho é muito forte, não sofre muito - é sensível à umidade, mas muito sólido”.

"Na época em que foi apagado, o pergaminho provavelmente era novo e só com séculos se passando, a tinta que afundou no pergaminho fornece essa imagem que revela o texto que vemos por baixo"

“E o que é ainda mais fascinante é que está no topo das passagens do Antigo Testamento ... Isso mostra o contato entre as comunidades nos primeiros séculos do Islã; é muito relevante”.

 

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições