Novo ataque do Boko Haram mata estudantes cristãos, na Nigéria

O ataque suicida atingiu alunos que estavam em um quarteirão de albergues cristãos.

Fonte: Guiame, com informações do Gospel HeraldAtualizado: quarta-feira, 26 de julho de 2017 às 14:18
Um líder cristão local afirma que além de Ambore, outros alunos foram atingidos. (Foto: Reprodução).
Um líder cristão local afirma que além de Ambore, outros alunos foram atingidos. (Foto: Reprodução).

No ano passado, vários bombardeios do Boko Haram colocaram a região nordeste da Nigéria em grande risco. Agora, um ataque suicida em um quarteirão com organizações estudantis cristãs mataram um aluno. Ambore Gideon Todi tinha apenas 21 anos e estudava na Universidade de Maiduguri, no estado de Borno.

Ele estava hospedado em um albergue oferecido pelo ministério estudantil da Igreja Evangélica Winning All, quando os suicidas do Boko Haram detonaram explosivos, de acordo com líderes locais. Joseph Kamida Cham, líder cristão do estado de Gombe disse em entrevista para o site Morning Star News que um amigo próximo de Ambore também estava no local.

"Quando o amigo de Ambore voltou de sua viagem e não conseguiu encontrá-lo pelo ministério estudantil, ele começou a fazer perguntas", disse Cham. "Mais tarde foi revelado que Ambore foi confundido com um dos terroristas-suicidas que morreu", ressaltou o líder.

Confirmação da morte

As autoridades escolares informaram que um membro do exército, junto com três suspeitos de terroristas suicidas, foram afetados pelas explosões. A escola decidiu não anunciar que qualquer estudante havia sido ferido. Eles temiam que a instituição fosse fechada. Líderes da universidade e do ministério estudantil confirmaram as mortes tempos depois que Ambore morreu.

"Ele não foi o único afetado pela explosão da bomba, pois havia outros alunos envolvidos que estavam no local", disse Cham, pontuando que estava perto da família de Ambore. "As autoridades não disseram nada sobre sua morte, só nove dias depois. Nós ficamos sabendo de seu falecimento porque ele é do meu estado".

"Ele foi identificado como uma vítima através da sua camisa encontrada na cena do ataque", disse Cham. Williams Abba Todi, o pai do estudante, anunciou o assassinato em uma publicação no Facebook. "Morto pelo Boko Haram", escreveu ele. "A administração da Universidade de Maiduguri nos informou oficialmente sobre a morte de nosso filho, morto no atentado suicida”, diz a publicação.

Cristão dedicado

“Ambore descansa no Senhor. Ele ia ativamente aos cultos de sua igreja e isso nos dá consolo. Você está no mão de Deus". Williams Abba Todi não pôde ser contactado para comentar. Cham disse que Ambore era o único membro de sua família a ter ido para a universidade e o único filho do sexo masculino.

"Ele era o único filho da família que foi além do ensino médio", disse Cham. "Ele estava no Departamento de Física e atingia o nível 100". A família é de Biliri, estado de Gombe. Maiduguri tem sido o local de uma série de bombardeios e ataques de terroristas de Boko Haram que visam impor a sharia (lei islâmica) em toda a Nigéria. Eles também estão atacando cidades cristãs do estado de Borno, como Chibok, Gwoza e Uba desde janeiro.

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições