A fé no exercício da liderança

Que fé você “espalha” com seu exemplo de liderança.

Fonte: Guiame, Rosana SáAtualizado: terça-feira, 7 de maio de 2019 às 15:19
(Foto: Reprodução/Faith Magazine)
(Foto: Reprodução/Faith Magazine)

A fé é um importante insumo de transformação. É o combustível da vida cristã e por isso é um dos temas centrais do Cristianismo. A fé é um elemento concentrado e poderoso: um pouco de fé pode mudar profundamente a vida das pessoas e as situações mais complicadas. O que é nascido de Deus vence o mundo; e esta é a vitória que vence o mundo: a nossa fé.  I Jo 5:4

Uma liderança é permeada por muitos desafios e isso não é segredo para ninguém. Cresce a necessidade de resultados sustentáveis para as organizações. Vão mudando os nomes dos desafios em cada fase, situação e momento do exercício da liderança. Princípios cristãos são valiosos para o direcionamento de líderes que pensam além de si mesmos e do tempo no presente de sua liderança. Lembrando que trabalhamos para Deus, o nosso Líder Maior e o tempo todo está conosco.

Crenças nos impulsionam e também nos limitam, uma vez que o comportamento humano é o resultado de pensar + sentir. Oportuno lembrarmos uma orientação do Mestre: “Sobretudo o que deve guardar guarda o teu coração” (teus sentimentos). Os sentimentos são propulsores de ações ou de omissões (podemos considerar um comportamento também). Lembrei-me de outra citação da palavra do Apóstolo Paulo: “Aquele que SABE fazer o bem e não o faz, comete pecado”. Contribuir com o líder é um imperativo!

Qual é o impacto causado no ambiente e na vida das pessoas, ANTES e DEPOIS de se relacionarem conosco? Seja em uma reunião, mediante um problema trazido à sua liderança, na troca de um e-mail, WhatsApp ou até mesmo em momentos de descontração e alegria do time? Que fé você “espalha” com seu exemplo de liderança.

O que Cristo é para nós e o “espaço” que ocupa em nossas vidas fará toda diferença. Se Ele tem a centralidade seremos guiados por Ele nas ações mais simples até as mais complexas, principalmente no trato com as pessoas diante de situações adversas.

Líder atua muitas vezes como “ponte”, seguem 3 sugestões para pensarmos e agirmos em nossa vida profissional:

1. PREPARE-SE: Procure apresentar-se a Deus aprovado, como obreiro que não tem do que se envergonhar e que maneja corretamente a palavra da verdade. II Timóteo 2:15. Quem conhece a Palavra e a utiliza com leveza e firmeza em sua liderança gera vida.

2. LEVE A SÉRIO OS PONTEIROS DO RELÓGIO, O TEMPO: A mais lamentável de todas as perdas é a perda do tempo. Eclesiastes 3:1-8. O contrário é verdadeiro, o líder que otimiza seu tempo e o saboreia alcança outro patamar de produtividade com qualidade de vida.

3. CUIDE DE SEUS PENSAMENTOS SOBRE VOCÊ: Porque, como imagina em sua alma, assim ELA é. Provérbios 23:7. A autoimagem (o que pensamos de nós mesmos) é uma alavanca de transformação. Mude o que crê a seu respeito e poderá chegar longe e até voar alto. A dica é não olhar apenas sendo o “centro das atenções”, mas considerando na íntegra o que Deus pensa sobre você, afinal Ele sabe tudo e te ama, uma combinação incontestável.

Para pensar e agir!

Forte abraço!

Por Rosana Sá, empresária, palestrante, coach executiva, consultora empresarial e estratégica, professora universitária nos cursos de Administração, Marketing e Comunicação, formada em Administração de Empresas, pós-graduada em Marketing, treinou e capacitou líderes no Brasil e no exterior. É membro da IMW Edu Chaves (SP).

* O conteúdo do texto acima é de colaboração voluntária, seu teor é de total responsabilidade do autor e não reflete necessariamente a opinião do Portal Guiame.

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições