Deus Provisão e Deus Provedor

É possível ter a provisão ou doação sem dar atenção ou mesmo conhecer o provedor ou doador.

Fonte: Guiame, Loide Santos PereiraAtualizado: terça-feira, 1 de junho de 2021 às 18:11
(Foto: Canva)
(Foto: Canva)

Em meus tempos diários a sós com Deus tenho sido impactada com temas singulares que o Espírito Santo traz à tona, os quais me têm sido muito abençoadores. ‘Deus provisão & Deus provedor’ é um deles.

Acredito que o Senhor está dando à sua Igreja revelações novas, simples e ao mesmo tempo profundas da Palavra, através do Espírito Santo que em nós habita, visando abrir os nossos olhos e ajudar-nos a estar preparados e corretamente posicionados para o arrebatamento.

“Pede-me e dir-te-ei alguns segredos notáveis que ignoras” Jr. 33:3 (OL)

Posto isso, vamos ao nosso tema.

DEUS PROVISÃO & DEUS PROVEDOR. QUAL A DIFERENÇA?

Leia com atenção o versículo a seguir, que as pessoas podem não gostar muito, mas que contém uma mensagem vital para cada um de nós.

“Esperastes o muito, mas eis que veio a ser pouco; e esse pouco, quando o trouxestes para casa, eu dissipei com um sopro. Por que causa? disse o Senhor dos Exércitos. Por causa da minha casa, que está deserta, enquanto cada um de vós corre à sua própria casa.” Ageu 1:9

Observe que não foi o inimigo que dissipou a colheita do povo, foi Deus. Por quê?

Porque o povo de Deus estava apegado à provisão que Ele dá e usando-a em benefício próprio, construindo casas e mansões, ao invés de se apegar ao provedor que Ele é, e dar prioridade para edificar a Sua casa que havia sido destruída.

Paremos um pouquinho e pensemos nisso.

É possível ter a provisão ou doação sem dar atenção ou mesmo conhecer o provedor ou doador.

Deus, o Provedor, dá a chuva, o sol, o fôlego de vida, o sustento e muito mais a todos indistintamente, quer O reconheçam ou não.

'EU DOU' OU 'EU SOU'? 

Apesar de ser um eterno dador, Deus não se revelou como o ‘Eu Dou’, mas o ‘EU SOU’!

Eu sou o Senhor, o Deus Todo Poderoso, o pão da vida, a água da vida, o bom Pastor, o caminho, a verdade, a vida, a porta, o que Sou, o teu escudo, o Senhor que te sara, a tua porção e a tua herança, a luz do mundo, a ressurreição e a vida, a Videira verdadeira, etc. 

No livro de Ageu Deus tira do povo a fartura que eles esperavam receber para que se desprendessem das coisas materiais, tirassem a atenção do ‘Eu dou’ por assim dizer, e focassem no “EU SOU”. 

HOJE NÃO É DIFERENTE

Nesta crise econômica atual, principalmente por causa da Covid-19, nós como igreja, inclusive os líderes, podemos ser tentados a ser egoístas, a cuidar mais dos nossos interesses, a não ofertar, não dizimar, não cuidar da casa de Deus como deveríamos, reter por medo de perder. Mas é exatamente aqui que Deus quer que O vejamos como O EU SOU, foquemos em quem Ele É, na Sua face, e não apenas nas Suas mãos.

Sejamos mais fiéis a Ele, à Sua causa, e mais generosos do que nunca para que Ele possa cumprir em nós a Sua promessa de suprimento em abundância (Lc. 6:38), ao invés de dissipar com um sopro o que resta.

“ … ao que retém mais do que é justo, ser-lhe-á em pura perda.” Pv. 11:24

Temo que Deus esteja a fazer com o seu povo no Século XXI o que fez no tempo do profeta Ageu e pelo mesmo motivo! Ou seja, escassear as bênçãos porque o Seu povo está a usá-las com a motivação errada.

DESAFIO

Muitos, inclusive religiosos, buscam a provisão (saúde, sustento, sucesso, fama e muito mais), sem dar a mínima importância ao Provedor. É uma insanidade essa escolha, pois o eterno Provedor é a fonte de todas as provisões.

Somos desafiados, sim, a orar e jejuar por provisão. Porém, a pergunta que se põe é: nosso foco está naquilo que nos falta ou naquilo que temos?

O que achamos que nos falta? Cada um tem sua resposta.

O que sabemos que temos? Temos o Deus Provedor em quem estão escondidos TODOS os tesouros da provisão (Colossenses 2:3).

Logo, o Senhor é o Provedor e a Provisão do Seu povo!

ELE É TUDO O QUE PRECISAMOS!

Por Loide Santos Pereira, pastora-missionária. Serviu a Deus cerca de 18 anos no Brasil. Desde então, atendendo ao chamado missionário, serve ao Senhor na Europa e África há 35 anos, a partir de Portugal. Autora dos livros "Somente para Esposas e Mães" e "Oração, Tédio ou Deleite".

* O conteúdo do texto acima é de total responsabilidade do autor e não reflete necessariamente a opinião do Portal Guiame.

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições