Você me envia?

Pergunta clássica que fazemos depois de acertarmos detalhes numa conversa on-line.

Fonte: Guiame, Edmilson Ferreira MendesAtualizado: quinta-feira, 27 de maio de 2021 às 16:06
(Foto: Canva)
(Foto: Canva)

A pandemia acelerou e expandiu potencialmente os serviços de entrega, delivery, envios. O comércio virtual cresceu. As vendas de comida nunca foram tão intensas como agora. Correios, Sedex, entregadores, todos estão trabalhando 24h por dia pra dar conta de uma demanda que veio a reboque do vírus.

Você me envia? Pergunta clássica que fazemos depois de acertarmos detalhes numa conversa on-line. E o envio pode ser por whats, e-mail, correspondência. Tanto enviamos mensagens, objetos, contratos, como recebemos aquilo que encomendamos, que tratamos, que desejamos. Enviar, um verbo que se tornou palavra comum nestes tempos.

Embora comum, não devemos perder o sentido de sacralidade que existe na palavra. Em João 20:21 Jesus usa a palavra por duas vezes. Num primeiro momento, Ele é o ator principal da ação; no momento seguinte, Ele nos coloca como atores principais: “Assim como o Pai me enviou, eu também envio vocês.”

Ele foi enviado pelo Pai, da mesma forma nos envia. E como exatamente o Pai O enviou? Primeiro com renúncia, pois Ele abriu mão do céu e toda sua majestade para vir e se encarnar num mundo caído. Na sequência Ele é enviado para ser servo e, como tal, obediente. E não qualquer obediência, casual, pontual, de vez em quando. Nada disso, obediente até a morte, e morte de cruz.

É desta forma que Jesus também nos envia, portanto é necessário renúncia e obediência, caso contrário a missão contida em nosso pessoal “ide” fracassará. Deus tem propósitos para nos enviar, nossa parte é renunciar e obedecer independente dos cenários políticos, econômicos, religiosos, filosóficos, culturais.

O que enviam pra gente e o que enviamos acontece em tempos de pandemia global, cenário de morte, de luto, de perdas, de lágrimas, de riscos. Quando Jesus foi enviado veio para um contexto caótico de escravidão sob o jugo do império romano e todas as suas violências, corrupções e injustiças. Hoje, eu e você estamos em missão também num cenário de hostilidade, porém a atitude de fé deve ser a mesma: renúncia e obediência.

João 20:21 contém uma bênção inicial antes de Jesus dizer que nos enviaria da mesma forma que o Pai O enviou. Ele diz: “Que a paz esteja com vocês!” Este é o segredo, Jesus recebeu do Pai a paz que somente Deus pode dar, por isso enfrentou tudo que enfrentou tendo equilíbrio, sabedoria, humildade, submissão, tudo sem jamais pecar ou se render aos esquemas deste velho mundo.

Portanto, se Jesus nos envia da mesma forma que o Pai O enviou, também derrama sobre todo aquele que decide renunciar e obedecer, uma paz que somente o Pai é capaz de dar, uma paz que excede todo entendimento, e que nos dá equilíbrio e forças para suportar as ameaças de um mundo tão agressivo. Se a esta altura ainda está em dúvida quanto a ter sido enviado ou não, sugiro que ore ao Pai, declarando sua disposição sincera em renunciar e obedecer, ao final da oração, faça a pergunta: O Senhor me envia?

Edmilson Ferreira Mendes é escritor, pastor, teólogo, observador da vida.

* O conteúdo do texto acima é uma colaboração voluntária, de total responsabilidade do autor e não reflete necessariamente a opinião do Portal Guiame.

Leia o artigo anterior: Chora, Israel

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições