Saiba quais são os 9 passeios subterrâneos para fazer em São Paulo

Lugares da cidade possuem estabelecimentos secretos debaixo do solo

Fonte: Guiame, com informações de Guia da SemanaAtualizado: quinta-feira, 8 de outubro de 2015 às 17:13

A cidade de São Paulo possue uma variedade de programas e passeios para fazer no tempo livre. O que não faltam são opções para passear por museus, galerias, teatros, bares, baladas e tantas outras.

Entretanto, como todo lugar possui seus cantinhos secretos, os solos paulistanos também possuem e, diferente do que estamos acostumados a ver, estes ficam bem abaixo da terra. Conheça 9 lugares subterrâneos incríveis para visitar em São Paulo:

TEATRO DO CENTRO DA TERRA
O Teatro do Centro da Terra situa-se a doze metros abaixo da superfície terrestre. Foi inaugurado no dia 3 de setembro de 2001, após dez anos de obras e escavações no quarto e quinto subsolos de um edifício, no bairro do Sumaré. Seu nome vem da sua localização subterrânea e é, também, uma homenagem ao espetáculo Viagem ao Centro da Terra, realizado em 1992 pela Kompanhia Teatro Multimidia de São Paulo.

Endereço: Piracuama, 19 - Sumaré

TATU BAR & PALCO
O Tatu Bar & Palco fica no subterrâneo do restaurante Jacarandá, localizado em Pinheiros. Com clima intimista, o espaço abaixo do restaurante conta com sofás, mesas baixas e um pequeno palco para shows.

Endereço: Rua Alves Guimarães, 153 - Pinheiros

INSTITUTO CAPOBIANCO
O Instituto nasceu no ano de 2005 e hoje ocupa um espaço dedicado à difusão da cultura e desenvolvimento sustentável. O local recebe algumas peças de teatro e, apesar da faixada discreta, surpreende nos andares subterrâneos.

Endereço: Rua Álvaro de Carvalho, 103.

AQUÁRIO SUBTERRÂNEO PARQUE DA LUZ
Criado como um horto botânico, o Parque da Luz foi tombado como Patrimônio Histórico e oferece um passeio único ao Aquário Subterrâneo, com diversas espécies de peixes e uma arquitetura de deixar qualquer um babando.

Endereço: Praça da Luz, s/n – Bom Retiro

TÚNEL DA ROTA
Os túneis serviram de abrigo para soldados durante a Revolução de 1924 e ainda possuem salas de reunião de oficiais. Por mais assustador que seja, vale a pena dar uma conferida nesse lugar exótico da cidade. A visitação precisa ser reservada pelo telefone 3327-7062 e só é permitida às sextas-feiras.

Endereço: Avenida Tiradentes - S/N - Luz

CRIPTA DA CATEDRAL DA SÉ
A Cripta, que localiza-se bem abaixo do altar principal, tem 619 m² e 7 m de altura. Com piso de mármore, arcos com tijolos e quinze corpos de bispos portugueses e brasileiros sepultados, é um daqueles lugares únicos para se visitar.

Endereço: Praça da Sé

SUBSOLO DA CASA DAS CALDEIRAS
O espaço era a antiga casa - datada de 1920 - de máquinas da família Matarazzo, e hoje é focado na produção artística e cultural de São Paulo. Devido sua arquitetura, recebe diversos tipos de eventos.

Endereço: Av. Francisco Matarazzo, 2000 – Água Branca

PASSAGEM LITERÁRIA DA CONSOLAÇÃO
A Passagem Literária passa por debaixo da Avenida Consolação e conta com diversas apresentações musicais, diferentes exposições e também um sebo.

Endereço: Rua da Consolação, 2423 - Consolação

MONUMENTO À INDEPENDÊNCIA
O Monumento foi criado no ano de 1922 e passou por várias reformas. Na principal delas, foi construída uma Cripta, onde foram depositados os despojos da Imperatriz Leopoldina, os restos mortais de D. Pedro I e também de D. Amélia, segunda Imperatriz do Brasil.

Endereço: Praça do Monumento - Ipiranga

 

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições