Saiba qual o fator de filtro solar mais indicado para você

Saiba qual o fator de filtro solar mais indicado para você

Todos sabem que o protetor solar deve fazer parte do dia a dia. Em qualquer época do ano o filtro solar deve estar presente, evitando futuros problemas com a pele. Faltam apenas quatro dias para a chegada da primavera e o sol já mostra que será intenso pelos próximos meses, o que acende um sinal de alerta para a proteção da pele, que deve contar com a aplicação do filtro solar algumas vezes ao dia. 

É importante ficar atento ao fator de proteção solar indicado no rótulo do produto e ao seu tipo de pele para que se forme uma barreira adequada contra os raios solares ultravioleta que permita aproveitar a temporada sem prejuízos.
 
É recomendado o fator de proteção contra raios UVA e UVB que não influencia no fator de proteção das fórmulas modernas“Antigamente, havia uma diferença entre protetores e bloqueadores, pois cada um protegia de um tipo de raio. Com o avanço da tecnologia um produto já protege os dois tipos de maneira uniforme”, explica Kátia Volpe, dermatologista e membro da Academia Americana de Dermatologia.
 
Recomenda-se que seja aplicado sobre a pele três vez ao dia, de 15 a 30 minutos antes da exposição, para que o cosmético seja absorvido e seu efeito químico aconteça.
 
Conheça os tipos de fatores de proteção.
 
FPS 8
Normalmente, não é indicado por ter o fator de proteção baixo. Contudo, seu uso é liberado em peles negras, porém apenas no corpo, nunca no rosto.
 
filtroFPS 15
É ideal para ser aplicado no rosto de morenas e negras. Já no corpo, ele pode ser utilizado por quem possui a pele mais clarinha.
 
FPS 30
Deve ser usado no rosto de pessoas brancas, mas não muito claras, enquanto no corpo apenas se forem muito sensíveis à radiação solar.
 
FPS 50
Indicado para o fototipo bem claro ou para pessoas que tenham alterações na pigmentação da pele, com ocorrência de melasmas ou melanoses.
 
FPS 60
Recomendado apenas para peles extremamente sensíveis, com histórico de câncer de pele ou surgimento de manchas. Também é indicado para quem busca prevenir o envelhecimento precoce.
 
Maquiagem protetora
A maquiagem com FPS entre 30 e 35 também é uma ótima aliada, podendo até mesmo substituir o protetor, pois também consegue oferecer uma barreira física que impede a absorção da radiação pela pele.
 
 
Com informações de: Terra
 
'