Queimaduras de sol: como tratar

Queimaduras de sol: como tratar

Sintomas

Queimadura de primeiro grau: avermelhamento da pele e, eventualmente, ligeira febre. Queimadura de segundo grau: vermelhidão e bolhas d’água.  Queimadura de terceiro grau: produz danos a derme, epiderme e tecidos mais profundos, resultando em erupções cutâneas e rachaduras na pele, por onde bactérias e infecção podem entrar.

Causas

Exposição excessiva à raios ultravioleta. Eles primeiro queimam a superfície da pele e, mais tarde, camadas mais profundas. Raios ultravioleta passam através das nuvens, por isso deve-se ter cuidado mesmo em dias nublados.

Prevenção

Não se exponha ao sol por longos períodos de tempo entre 10 da manhã e 4 da tarde, pois é quando a maior concentração de raios ultravioletas está presente. Reflexos da água, metal, areia, cor branca ou superfícies de alumínio podem intensificar o efeito.

Aplique um protetor solar cerca de 30 minutos antes de ir para fora. Proteja seus lábios, mãos, orelhas e a parte de trás do pescoço. Reaplicar sempre que necessário após nadar e após suar. Obtenha um bronzeado gradual, começando com apenas alguns minutos (nunca superior a 15). Usar vestuário protetor, sempre que possível. Manter um chapéu com você, e utilizá-lo. Mangas compridas ajudam.

Tratamento naturais

Uma queimadura solar de terceiro grau é grave; consulte um médico. Aplicações com água podem ajudar. Manter os músculos flexíveis. Para queimaduras de segundo e terceiro graus, não se esqueça de comer alimentos com alta taxa de proteína. Os tecidos precisam ser reparados, e isto é um trabalho duro para seu corpo. Beba grande quantidade de líquidos. Coloque a água fria sobre a queimadura. Deixe o membro de molho por algum tempo em água fria. Misture uma xícara de leite desnatado com 4 xícaras de água e adicione alguns cubos de gelo; a cada poucas horas, aplique compressas por 15 a 20 minutos. Coloque farinha de aveia seca em um saco, passe água fria através dele e guarde a água. Jogue fora o conteúdo do saco, e utilize a água em compressas. Aplicar a cada 2 a 4 horas. Aqui estão outras sugestões: aplicações de argila podem ser usadas. Passe aloe vera sobre a área. Não aplicar qualquer produto que tenha álcool, óleo mineral, corantes ou ceras. Aplicar iogurte pleno (sem sabor) na área. Faça uma pasta de amido de milho e água, e aplique-a. Uma embalagem de gelo pode ajudar a reduzir a dor. Tenha bastante repouso. Se as pernas estão queimadas, elevar acima do nível do coração. Essa área da pele ficará delicada por 3 a 6 meses, portanto, tenha cuidado.

'