MENU

Saúde

Filhos de pais fumantes correm risco de infarto

Segundo estudo, 57% dos filhos possuem nicotina no sangue e correm quatro vezes mais perigo de sofrerem de doenças do coração

Fonte: Guiame, com informações de TerraAtualizado: quinta-feira, 26 de março de 2015 às 13:28
Pais fumante
Pais fumante

Pais que fumam podem transmitir quatro vezes mais chance de desenvolver doenças de coração na vida adulta dos filhos. É o que diz um estudo realizado pela Universidade de Turku. Ao contrário do que dizem, o resultado é igual mesmo para os pais que tentam manter as crianças longe da fumaça do cigarro. As informações são do Daily Mail.

Oara chegar à conclusão, foram retiradas amostras de sangue de crianças finlandesas em 1980 e 1983. Depois, em 2001 e 2007, foram feitos exames de ultrassom nas artérias carótidas e, por fim, em 2014, os pesquisadores mediram os níveis de nicotina no sangue dos participantes.

A conclusão foi que, 84% das crianças que não tinham pais fumantes também não tinham nenhum traço de nicotina no sangue, enquanto este número caiu para 62% em filhos de um pai fumante. E, em famílias com pai e mãe fumantes, apenas 43% não tinham sinais de nicotina no sangue, ou seja, 57% das crianças possuiam a substância no corpo.

O resultado significa que elas têm muito mais chances de terem a artéria carótida - veia que leva oxigênio para cabeça, cérebro e face - obstruída por placas na idade adulta. Estas placas são depósitos de gordura e de células que se acumulam nas paredes da veia e tornam mais difícil a passagem de sangue por ali. Com isso, aumenta as chances de desenvolver aterosclerose que pode resultar em infarto e AVC.

 

 

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições