MENU

Saúde

Estudo indica por que emagrecer de vez é tão difícil

O especialista Rodrigo Polesso elaborou um estudo e descobriu quais são as maiores barreiras enfrentadas pelas pessoas que querem emagrecer.

Fonte: Guiame, com informações de Saúde É VitalAtualizado: quinta-feira, 13 de abril de 2017 às 12:01
Afinal, por que emagrecer é tão complicado? (Foto: GI/Getty Images)
Afinal, por que emagrecer é tão complicado? (Foto: GI/Getty Images)

Muitas das pessoas que traçaram uma vida mais saudável como meta para 2017 já deixarem sua promessa de lado. Afinal, por que emagrecer é tão complicado?

Para esclarecer essa dúvida, o especialista em nutrição otimizada Rodrigo Polesso, do Rio Grande do Sul, elaborou um questionário que foi respondido por 2.837 pessoas. Entre as principais dificuldades relatadas pelos participantes estavam evitar o efeito sanfona (25%), contar calorias e medir porções (22%) e fazer exercício sem vontade (17%). Dentre os entrevistados, 33% tentaram perder peso pelo menos 10 vezes.

Para Polesso, um erro comum é encarar o processo de emagrecimento como algo que tem prazo de validade. “É preciso fugir dos radicalismos e dos modismos e encontrar prazer nessa nova rotina, tanto na alimentação quanto na atividade física escolhida. Do contrário, ela não se sustentará em longo prazo, comprometendo os resultados alcançados”, ele afirma.

A dica é investir em novos sabores e experimentar modalidades para encontrar o que mais gosta e não cair na rotina. Além disso, é preciso estipular metas possíveis de serem atingidas, pois se você tentar cumprir promessas irrealistas e falhar, ficará frustrado. Com isso, pode acabar desistindo de levar uma vida mais equilibrada.

A endocrinologista Maria Edna de Melo, presidente da Associação Brasileira para o Estudo da Obesidade e da Síndrome Metabólica, em São Paulo, destaca o papel do apoio da família, dos parceiros e dos amigos na luta contra o excesso de peso e a obesidade, condição que atinge cerca de 30 milhões de adultos brasileiros. “Críticas, piadas e descaso só servem para dificultar ainda mais essa empreitada”, ela observa.

Buscar inspiração e informação nas redes sociais e na internet, como fazem três a cada 10 pessoas que participaram da pesquisa de Polesso, também requer cautela. Afinal, cada organismo é único e nem todo conteúdo encontrado online tem comprovação científica – muitos, inclusive, colocam a saúde em risco. “Nenhum site é capaz de substituir uma consulta individualizada, feita por médicos e nutricionistas”, alerta Maria Edna.

Descobrir o porquê de querer emagrecer é outro ponto importante para manter o foco. Condicionar sua motivação à opinião de outras pessoas ou a questões puramente estéticas não são alicerces fortes. Tente, por exemplo, associar o novo estilo de vida ao bem-estar – exercitar o amor próprio faz o risco de frustrações ser bem menor.

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições