Saiba qual o tamanho ideal dos cílios

Estudo esclarece o comprimento indicado dos cílios

Fonte: Guiame, com informações de TerraAtualizado: terça-feira, 3 de março de 2015 às 12:34
Cílios postiços
Cílios postiços

O desejo das mulheres hoje em dia é valorizar o olhar, seja com maquiagem ou com cílios postiços. O acessório de beleza ajuda a criar efeito de cílios naturais, uma saída para quem tem poucos cílios ou deseja realçar. Disponíveis em diversos tamanhos, os cílios postiços podem ajudar ou estragar a finalização da maquiagem, por não saber o tamanho certo de usá-lo.

Na opinião das mulheres, quanto maiores, melhores. Os cílios perfeitos devem ter o equivalente a um terço da largura do olho, segundo um recente estudo desenvolvido por cientistas do Instituto de Tecnologia da Geórgia, nos Estados Unidos. A quantidade de cílios permite manter a função que é manter os cílios úmidos.

Trata-se de uma descoberta publicada na revista científica Journal of the Royal Society Interface.

Após medir o comprimento dos cílios de vários mamíferos – 22 no total, incluindo girafas, ouriços e seres humanos ─ os cientistas notaram que a proporção (um terço da largura do olho) se manteve em todos eles.

"A única exceção é o elefante que não sabemos por que têm cílios tão grandes", afirmou Guillermo J. Amador, principal autor do estudo, à BBC Mundo, o serviço em espanhol da BBC.

A pesquisa não contradiz o que já se sabia sobre o papel dos cílios ─ manter o olho limpo, mas acrescenta informações para explicar esse mecanismo.

As estruturas não só fazem com que os olhos se fechem para evitar a entrada de poeira, como "interagem com o ar para manter a umidade", afirmou Amador.

"Os cílios formam uma barreira que controla o fluxo de ar e a velocidade de evaporação na superfície da córnea", acrescentou o cientista.

Para chegar à conclusão sobre o tamanho dos cílios "perfeitos", os pesquisadores criaram uma espécie de olho artificial e o colocaram em um túnel de vento para analisar diferentes reações.

Eles também descobriram que quando os cílios excediam a proporção considerada ideal, o ar e sua molécula se dirigiam ao interior do olho provocando uma evaporação mais rápida da lágrima.

Neste sentido, cílios postiços, que parecem ter voltado à moda, representam um problema, a menos que mantenham o mesmo comprimento dos cílios naturais, avaliam os pesquisadores.

 

 

 

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições