Entenda a diferença entre cauterização e progressiva

Entenda a diferença entre cauterização e progressiva

Dois tratamentos que estão na moda nos salões têm gerado dúvidas entre as mulheres que não abrem mão de fios impecáveis. De um lado, a escova progressiva e, de outro, a cauterização. Muitas fazem a progressiva pensando se tratar da cauterização e vice-versa. Para esclarecer o assunto e não te deixar ser enganada por aí afora, falamos com o cabeleireiro Marcelo Machado, da rede francesa Franck Provost.

Segundo Machado, os dois procedimentos são muito diferentes. A cauterização é uma hidratação profunda, onde o cabelo recebe queratina ou outras substâncias de recomposição da fibra. Tudo começa com a lavagem do fio, aplicação de ampolas específicas para a necessidade de cada estrutura capilar e, por fim, uma máscara de hidratação bem poderosa. Ainda com as madeixas úmidas, a chapinha é passada por todo o comprimento para selar as cutículas e, assim, reter os produtos por mais tempo. "A cauterização não muda a forma do fio e dura até oito lavagens. O resultado é cabelo com mais brilho, mais macio, maleável e sem frizz", diz Machado.

Já a escova progressiva contém formol e muda a forma do cabelo, deixando-os lisos. O resultado parece o mesmo em relação ao toque, mas se trata de métodos muito diferentes. "A progressiva alisa o cabelo, o que a cauterização não faz, a não ser que se faça uma escova depois do procedimento. Ainda assim, o resultado de cabelos lisos duraria só até a lavagem, como em qualquer outra escova", diz.

Fique de olhos bem abertos em relação aos procedimentos feitos no seu cabelo. É comum levar gato por lebre e sofrer danos, muitas vezes irreversíveis, nas madeixas.

'