História da maionese e da marca Hellmanns

História da maionese e da marca Hellmanns

Em 1756 nascia na França a receita que conquistaria o mundo. No início do século XX Richard Hellmann foi o responsável pela popularização  da maionese, criando a marca Hellmann's.

A maionese foi criada em 1756 pelo chef francês do duque de Richelieu. Enquanto o duque derrotava os ingleses no Porto Mahon, o chef criava uma festa vitoriana que incluía um molho feito de creme de ovos. Quando o chef percebeu que não havia mais creme na cozinha, improvisou, substituindo-o por óleo. Nascia, então, uma nova técnica culinária e o chef chamou-a de 'mahonnaise' em homenagem à vitória do duque. Em 1905, um imigrante alemão, Richard Hellmann, foi aos EUA levando a receita de maionese e abriu uma delicatessen em Nova Iorque. Sua esposa utilizava a receita em saladas vendidas na loja.

A maionese ficou tão popular que começou a ser comercializada em potes acondicionados em caixas de madeira. No início, eram vendidos dois tipos de receitas e, para diferenciar as duas, eles utilizavam um laço azul em uma das receitas. Como havia uma demanda muito grande pela receita "do laço", em 1912 Hellmann batizou seu produto de "A Maionese do Laço Azul", símbolo que acompanha até hoje a marca Hellmann's. O sucesso foi tanto que, em pouco tempo, o negócio se expandiu. Assim, a maionese passou a ser produzida em pequenas fábricas e distribuída por uma frota de caminhões até que, em 1962, Hellmann's chegou ao Brasil revolucionando o mercado.

A marca está presente em 22 milhões de lares brasileiros

O mercado de maionese no Brasil é extremamente expressivo. Atualmente, o produto tem uma penetração de 83,6%, ou seja, atinge 36,8 milhões de lares, segundo dados do Ibope. Hellmann's tem penetração de 51% o que representa 22 milhões de lares. No ano de 2007 o mercado movimentou aproximadamente R$ 660 milhões e 123 mil toneladas.

Pelo seu pioneirismo, Hellmann's tem com as consumidoras um forte vínculo emocional, sendo quase um sinônimo de categoria. Nas campanhas e em todas as ações nos pontos de venda, a marca busca comunicar suas mensagens de uma maneira que reforce essa identidade da marca. Hellmann's é realmente identificada pelas consumidoras como "A Verdadeira Maionese".

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