Criando tempestades na família

Criando tempestades na família

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 09:17

Hoje temos um grande número de famílias vivendo em meio as tempestades familiares, o curioso é quando essas famílias é que criam as próprias tempestades, vamos ver algumas delas:

a) Tempestade entre Marido e Mulher – esse tipo de tempestade se inicia quando não entendemos as nossas diferenças, e então queremos que as decisões sejam exatamente como queremos, ou quando não sabemos qual o nosso papel dentro da família, nossa identidade, aliás qual o papel do Marido ou da Mulher, do Homem ou da Mulher, do Pai ou da Mãe? Talvez você também perceba que não sabe.

Como marido e mulher vemos que hoje existem diversas desculpas para falar sobre a mesma dificuldade, exemplo: é a incompatibilidade de gênio , minha mãe me ensinou que deve ser assim, ele não toma posição por isso eu tenho que agir, ela fala demais, ele é cabeça dura, etc. O que mais nos unia hoje é o motivo de nossas tempestades.

b) Tempestade entre Pais e Filhos - vivemos uma crise, pois não sabemos como lidar com nossos filhos, principalmente quando chegam à adolescência, as previsões é que vai chover, pais se sentindo como se estivessem em meio a tempestade quando se trata de educar seus filhos, sem falar nas competições que os pais fazem achando que seus filhos estão no mesmo patamar que eles, adulto age como adulto e criança como criança o problema é quando mudamos de lado.

c) Tempestade entre os Filhos – esse tipo de tempestade acontece quando existe preferências de filhos, como aconteceu com Isaque que amava Esaú, e Rebeca que amava mais Jacó, essa tempestade criada pelos pais fez com que os filhos se separassem e tivessem ódio um do outro.

d) Tempestade Financeira – de todos os divórcios que acontecem no Brasil 50% é por causa do dinheiro, vemos muitos até pedir ajuda de Deus, mas eles mesmos é que são os próprios devoradores, a má administração, a falta de controle em comprar, as prioridades erradas são alguns motivos que nos levam a formar ondas gigantes e verdadeiras trovoadas emocionais, a insegurança e o estresse toma conta da família, chegando até o ponto exaustão.

e) Tempestade de Autoridade – Não se sabe mais quem manda na família hoje, as chamadas evoluções e novas formatações familiares abusam dos princípios de autoridade, nosso contexto é de exageros, ou se é um verdadeiro ditador ou não se fala em autoridade, muito desse conteúdo é composto pela falta de firmeza nas palavras e principalmente de viver aquilo que se prega.

Jesus também passou pela tempestade com seus discípulos, e nos traz alguns efeitos didáticos dessa vivencia na tempestade. (Marcos 4:35-41)

As tempestades nos ensinam quem é Jesus, os limites do mundo e da vida e quem realmente somos, fisicamente e emocionalmente falando, pois nos trazem medo e um sentimento de inutilidade, falta de forças e desespero da própria vida. Espiritualmente também a tempestade nos ensina sobre a verdadeira fé.

A grande pergunta é até onde você pode suporta a tempestade e posso dizer que as piores são aquelas criadas pela família dentro do próprio lar, veja quais são as previsões para sua família e procure ajuda, principalmente em Deus, que pode controlar todas as coisas inclusive transformar o lugar da tempestade em lugar de milagre e paz.

Luiz Henrique de Paula é   pastor, doutor em aconselhamento e cuidado de família . Presidente do "Conselho Metropolitano de Pastores e Ministros da Baixada Santista", psicanalista clínico, terapeuta de família e comunitário. Luiz Henrique é também conferencista na área da família e colunista da revista "Lar Cristão". Autor dos livros: "Quem manda na família Hoje". "Manual de Discipulado" e "Manual para a Família". Apresentador do programa de TV Família um Projeto de Deus  Casado com Jocilaine Amaral Machado de Paula, com quem três filhos: Letícia, Larissa e Luiz Daniel.

Blog do Ministério da Família

http://ministrodafamilia.blogspot.com/

Site do Ministério da Família

www.ministeriofamilia.com.br

Contato para palestras e consultas em psicanálise e terapia de família

tel.:  (13) 7806-6278

End.:   Rua Carvalho de Mendonça, 596 - Vila Belmiro - Santos/SP

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições