O adorador "predileto" de Deus

O adorador "predileto" de Deus

Fonte: Atualizado: sábado, 29 de março de 2014 às 03:32

O adorador "predileto" de Deus

Faço questão de concordar com você. Esta frase está equivocada. Mas só fui claramente entender isto, quando me peguei pensando a possibilidade de alguém "adorar melhor" que outro, no nosso projeto "RESPOSTA DE ADORAÇÃO" que oferecemos ontem ao Senhor. Foram 12 horas de vigília de adoração. Visualizamos o que temos ouvido a cada dia: "O Senhor confia seus segredos aos que o temem e os leva a conhecer a sua aliança". Sl.25.14

Mas passou pela minha cabeça, instigado por um espírito adâmico, quem louvaria melhor. Mas, não fui o primeiro bobão a pensar sobre isto. Quem é o maior?  Perguntaram os discípulos uns aos outros, cada um desejando ouvir um imperial: você! Mas como cada um queria ouvir a mesma resposta, todos iniciaram uma briga que só Jesus poderia resolver. Literalmente. Interessante que estavam segundo o texto de Lucas 22, saindo da mesa da instituição da ceia, com o Senhor Jesus. Jesus acaba de afirmar que entre eles havia um traidor. Em vez de trazer temor para o coração deles, aumentou o orgulho, e decidiram cada um em seu coração: se aqui há um traidor, e se não sou eu, logo sou melhor que alguns aqui. Pelo menos melhor que um! " e começaram um discussão entre eles sobre qual deles seria o maior." Lc. 22.24        

Quando estamos com o coração endurecido, nada melhor que uma conversa com um novo convertido. Encontrei um novo convertido e lhe perguntei se ele estava participando dos pequenos grupos. Ele confirmou lindamente que "desde que aceitei Jesus, nem um só dia faltei". Perguntei depois se já conhecia todos do grupo e enquanto ele lembrava de cada um pelo nome, minha cabeça adâmica, ia relacionando assim: uma senhora de terceira idade inválida e meio surda, uma profissional de saúde mental tenente da PM, um vendedor padrão, uma secretária executiva, um casal que está sendo alfabetizado depois dos netos, um casal recém-casado, pos lua de mel, um agenciador imobiliário, cinco crianças cujos pais não são do grupo nem da igreja, sendo cuidadas pela secretária.

Daí, o Espírito Santo entra em cena, me fazendo ver o que a Bíblia ensina: "que outro lugar, a não ser na igreja, tantas pessoas, tão diferentes, podem viver e se sentir tão iguais?" não há grego nem judeu em Cristo. Não há pobre nem rico. Não há letrado nem analfabeto. Empresário nem dona de casa. Ele vê adoradores, e o que importa é que todos o adorem em espírito e em verdade.

Só a loucura do evangelho pode fazer o que acontecia na igreja de Antioquia, segundo o texto de atos 13: havia ali Mestres e Profetas. Distinções de dons e unidade. O que os unia? Uma atitude de adoradores. Consciência de que o corpo só é corpo na unidade, e a adoração leva-nos a humilharmos diante do Senhor e diante dos outros.

Paulo mestre na lei, acadêmico por natureza e por formação, Barnabé, originado e uma cidade fornecedora de cobre para a época, um fazendeiro que não via mais oportunidade nem necessidade de aprender outra coisa a não ser da palavra Um nigeriano, que eu fico imaginando um negro alto e forte, um meio irmão do Rei Herodes, o tetrarca, e Lucio de Cirene. Quem é melhor, um mestre ou um profeta? Um doutor da lei ou um fazendeiro? Um nativo de Cirene ou um nigeriano? Só o poder de Deus e um coração adorador podem realizar pequenos grupos como estes.

No velho testamento, tem uma cena parecida; Davi, um adorador, um homem sensível ao espírito de Deus, percebeu que na sua mesa faltava alguém. O adorador sabe que tem que dividir o que tem recebido do Senhor. Um adorador sabe que adoração também é serviço e cuidado mútuo. Um adorador sabe que as alianças precisam ser honradas. O Espírito lembrou a Davi, uma aliança que fez com Jônatas, de abençoar a sua casa. Davi era servo de Saul, e esta condição não mudou apesar de ser rei, por que um adorador serve a seu irmão com alegria. Um adorador é um melhor amigo, um adorador é um filho melhor, um adorador é um empresário mais justo, um empregado mais envolvido. Um adorador sabe responder a alianças, sabe ser leal sabe ser honrado, sabe honrar. Então, Davi procura entre o seu povo algum parente de seu amigo Jonatas, para honrá-lo, para abençoa-lo: "não tenha medo, disse-lhe Davi, pois é certo que lhe tratarei com bondade por causa de minha amizade com Jônatas, seu pai. Vou devolver-lhe todas as terras que pertenciam a seu avô Saul, e você comerá sempre à minha mesa". 2 Sm.8.7 Nenhum Rei, por motivo algum jamais fez isso. Só um adorador, que adora em Espírito e em verdade, pode submeter-se a abençoar, a família que tanto tentou lhe prejudicar. "Então Mefibosete, que era aleijado dos pés, foi morar em Jerusalém, pois passou a comer sempre na mesa do rei." 2 Sm. 8.13 Quem é melhor, Davi ou o aleijado Mefibosete? É apenas uma mesa de adoradores.

Por isso é que a frase inicial está errada. Deus não tem adoradores prediletos. Ele vê cada um como dileto, especial, abençoado, curado, restaurado, vaso desembocado onde Ele pode fazer transbordar de sua graça, mas predileto, só o Senhor Jesus. Ele é o predileto do Pai, o filho mais velho de uma grande família de adoradores, homens restaurados por seu amor. "este é meu filho amado em quem me comprazo".

 Também o Espírito Santo me fez lembrar de uma frase de Philip Yancey: "o evangelho tem pouco a oferecer às pessoas que não admitem ter necessidades. Que vêm a igreja como a um supermercado em que ela paga por alguma coisas que escolhe, e se não tiver ela vai em outro". Em qual lista você está: adorador dileto, dependente como todos os outros, ou um auto-suficiente comprador?

O predileto no céu é Jesus. O predileto a igreja é Jesus. O predileto em nossas casas é Jesus. O predileto em meus projetos ? Jesus. Quero intimidade maior com Jesus. Quero os segredos e vou confiar meus segredos a Jesus.

E você? Seus olhos estão como os do salmista voltados para o Senhor? Se você for atraído para o lar celestial hoje, e passarem um filme onde a filmadora era os seus olhos, o que Deus vai assistir? O filme predileto de Deus é: Jesus. Olhe para ele, ilumine sua vida, seja um adorador. Deixe o Espírito Santo fazer isto em sua vida.  "humilhai-vos debaixo da potente mão de Deus".                                        

Cleydemir Santos é pastor, psicólogo e teólogo em Minas Gerais. Trabalha com uma abordagem sistêmica, psicodramática, no atendimento de adultos e crianças.

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições