O que você espera colher na vida dos filhos?

O que você espera colher na vida dos filhos?

Fonte: Atualizado: sábado, 29 de março de 2014 às 03:28

Precisamos plantar o que esperamos colher. Os pais precisam ter clareza do tipo de sementes que querem que sejam lançadas na vida de seus filhos, para então lutar para que elas cresçam e não degenerem. Os próprios pais podem permitir que seja plantada outra espécie de semente na vida dos filhos, às vezes bem diferente dos valores e das atitudes que eles desejam colher.

A Bíblia diz em Deuteronômios 22:9: "Não plante dois tipos de sementes em sua vinha. Se o fizer, tanto a semente que plantar como o fruto da vinha estarão contaminados" (NVI). Conheço um casal de cristãos, que optou por colocar seu filho em uma escola renomada secular, aem vez de matriculá-lo em uma escola cristã. Cometeram assim um erro que pode custar a vida espiritual de seu filho, pois a Bíblia diz em Gálatas 6:7-8 "Não erreis: Deus não se deixa escarnecer. Porque tudo o que o homem semear, isso também ceifará. Porque o que semeia na sua carne, da carne ceifará a corrupção; mas o que semeia no Espírito, do Espírito ceifará a vida eterna".

Como a filosofia desta escola que escolheram é humanista secular, como a grande maioria, e como a nossa sociedade atual, tudo será centrado nos interesses duvidosos e nos valores humanos. Humanos e não divinos, note bem. Por exemplo, um dia me contaram que foram chamados na escola pela supervisora. Esta ameaçou chamar o conselho tutelar caso eles ameaçassem disciplinar seu filho novamente com correção física. Posso até entender, por um lado, a atitude desta pedagoga, pois  infelizmente temos visto muitos pais cristãos violentar, espancar e descontar suas iras nos filhos. Estão assim destruindo as crianças em nome de Deus.

Tratar do pecado da criança pecando contra ela é uma forma de afastá-la do Salvador. Existe a maneira certa de disciplinar uma criança fisicamente! E isto está longe de violência e desrespeito! E este tipo de disciplina deve ser o último método a ser aplicado.

Bem, voltando a questão central, os valores da escola escolhida, esta supervisora estava defendendo os interesses humanos, ignorando que estava alimentando a natureza pecaminosa e a inclinação para o mal. Ela não sabe que somos todos Adãozinhos e Evinhas: "Eis que em iniqüidade fui formado, e em pecado me concebeu minha mãe." (Sl 51:5) Esses pais tiveram que enfrentar esse problema e enfrentarão muitos outros , pois apesar de professarem a Cristo, agiram como humanistas escolhendo como sócios para a educação de seu filho educadores não cristãos.

É preciso clamar como o salmista: "Livra-me, e tira-me das mãos dos filhos estranhos, cuja boca fala vaidade, e a sua mão direita é a destra de iniqüidade, Para que nossos filhos sejam como plantas crescidas na sua mocidade; para que as nossas filhas sejam como pedras de esquina lavradas à moda de palácio." Sl 144:11,12. Livra-nos oh Deus, de permitir que cosmovisões e filosofias contrárias à Sua Palavra sejam implantadas nas mentes de nossos filhos e filhas! Pois uma vez formado o pensamento ele se torna em ação, e assim em estilo de vida.

Alexa Guerra é  escritora e palestrante. Graduada em Pedagogia pela UFMG; em Teologia pelo ICN e em Liderança no Instituto Haggai Brasil. Capacitadora da AECEP. Tem se dedicado, há mais de 10 anos, ao estudo e compreensão da educação e das relações familiares.  

Blog: alexaguerra.blogspot.com

E-mail: [email protected]

Alexandra Guerra é pedagoga, palestrante e jardineira. Autora dos livros "Infância: O Melhor Tempo Para Semear" e "Ciclos: de vida ou de morte, em qual deles sua família está?".

Contatos:

[email protected]

alexaguerra.blogspot.com

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições