O dom do amor - filéo, eros e ágape

O dom do amor - filéo, eros e ágape

amorO amor é o combustível que alimenta a alma humana. Nascemos para amar e ser amados. Não apenas no sentido romântico, pois existem basicamente três tipos de amor:
 
Amor filéo – é o amor fraterno, relacionado à família e aos amigos.A pessoa retribui o amor na medida de amor que recebe. Muitas pessoas amam por aquilo que obtém em troca. Amam por causa de bons e grandes favores ... Por vezes dizem assim:e chegam até apostar na sua rede social: "eu gosto de quem gosta de mim ou eu amo quem me ama..."  Estamos tão cheios de falsos amores e assim esquecemos que o verdadeiro e puro amor é aquele que se doa sem esperar nada em troca... 
 
Amor Eros – é o amor erótico. Esse tipo de amor pode até incluir algum sentimento verdadeiro, mas é, basicamente, atração física, desejo sexual e expectativa de satisfação pessoal. O eros apresenta-se como amor pelo outro mas é amor por si próprio.
 
Amor ágape – é o amor de Deus, sacrificial e doador.  É incondicional, não está dependente de uma resposta positiva. Esse amor é possível de ser expressado entre as pessoas também, desde que decidam amar incondicionalmente. Esse amor é o mais puro...Mesmo que as pessoas errem, continuemos amando-as, pois o que nos desagrada são as suas atitudes, porém o nosso amor por elas deve permanecer inabalável.
 
Se queremos colher amor, devemos plantar o amor! E não somente pensar no amor romântico, mas sim o amor com as pessoas que estão ao nosso redor. Muitas vezes amamos, mas não sabemos expressar esse amor. Muito mais do que um sentimento, o amor é uma decisão e também um dom de Deus, o qual devemos buscar em nossas vidas.
 
Hoje em dia é muito fácil julgar, mas poucos são aqueles que decidem estender a mão e oferecer amor ao outro.
 
Você pode estar lendo este texto com a intenção de viver um amor romântico, mas saiba que o amor está presente em todas as áreas da sua vida!
 
Quer viver um amor real na sua vida sentimental? Ame em todas as outras áreas! Exerça o amor nas coisas simples...num sorriso, num abraço, numa palavra amiga, num agradecimento!
 
Se você for uma pessoa que ama verdadeiramente, você atrairá para si o verdadeiro amor!
 
Agora, pois, permanecem a fé, a esperança e o amor, estes três, mas o maior destes é o amor.
1 Coríntios 13:13
 
 
- Simone Messina
 
'