Ecobags, as bolsas ecológicas na moda

Ecobags na moda

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 9:12

As sacolas sustentáveis, ou ecobags comumente chamadas, passaram do cenário dos mercados substituindo as sacolas plásticas para a moda diária. A tendência sustentável está super em alta e as ecobags têm causado furor entre celebridades e fashionistas por trazerem dizeres como “I’m not a Plastic Bag”, por exemplo.

Sem demoras, o termo foi usado pela primeira vez com conotação fashion em 2007, por Anya Hindmarch, designer inglesa.  A bolsa “verde” de Anya, entitulada “I’m not a plastic bag”, logo caiu no gosto das famosas: Kate Moss, Keira Knightley, Jessica Biel e Lily Cole, por exemplo, que foram flagradas carregando o modelo.

No Brasil, as sacolas plásticas foram recolhidas por conta de uma lei aprovada à favor do controle ambiental, elas têm difícil decomposição (levam cerca de cem anos) e muitas vezes ficam jogadas pela cidade sendo causa inclusive de enchentes.

Para ajudar a população a se adaptar à nova realidade as sacolas reutilizáveis têm outra proposta. Em sua fabricação  são usados materiais resistentes que permitem a aplicação de outros materiais em sua superfície, como tintas para tecidos, botões e contas coloridas. Assim, além de personalizadas o mercado se vê vendendo sacolas ecológicas como forma de contribuir com o meio ambiente, mantendo a funcionalidade do transporte de produtos.

Leia também:

Os sapatos com lacinho

Corpo lindo e sem dieta

Use cores cítricas com preto; tendência

Ecobags são, então, sacolas customizadas, ecológicas e funcionais, até mesmo Karl Lagerfield, renomado estilista da grife Chanel, passou a ser visto com sua ecobag personalizada.

Personalidades que a aderiram: Justin Timberlake, Sarah Jessica Parker, Jennifer Gardner, Jessica Alba e Queen Latifah, além da designer Donna Karan e até o primeiro ministro canadense Stephen Harper.

Lilian Pacce, jornalista de moda, em 2009 lançou o livro ‘Ecobags, Moda e Meio Ambiente’. No qual ela faz uma "síntese" de 120 bolsas ecológicas confeccionadas a partir de matéria-prima sustentável, como o algodão, a juta, o bambu e o plástico reciclado, contando com a criatividade e depoimento de grandes estilistas brasileiros, como Alexandre Herchcovitch, Huis Clos e Juliana Jabour.

A tendência não é passageira, veio para ficar e têm conquistado muitas mulheres que adoram compor o look com modelos diferenciados.

Além de serem muito duradouras, o design, as combinações de cores e dizeres modernos e divertidos das ecobags, se adaptam à diversas ocasiões e estilos de vida.

Vale a pena acompanhar essa moda sustentável!

 

 

 

 

Com informações de Dicas de Mulher

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições