MENU

Mundo

Inglês de 105 anos é condecorado em Praga por salvar crianças do nazismo na Segunda Guerra

Fonte: EXTRAAtualizado: quarta-feira, 29 de outubro de 2014 às 13:57
Nicholas Winton sentado ao lado do presidente checo
Nicholas Winton sentado ao lado do presidente checo

O aposentado Nicholas Winton, conhecido como o “Schindler britânico”, de 105 anos, ganhou a mais alta honraria da República Tcheca, nesta terça-feira. O antigo corretor de ações ganhou do presidente do país europeu, Milos Zeman, a Ordem do Leão Branco, em uma cerimônia no Castelo de Praga. As informações são da agência Associated Press.

“Eu quero agradecer a todos por essa tremenda expressão de agradecimento por algo que aconteceu comigo há quase 100 anos”, brincou Winton. “E 100 anos é muito tempo”.

Na eclosão da Segunda Guerra Mundial, Winton conseguiu oito trens para transportar 669 crianças - a maioria delas judias -, da Tchecoslováquia, passando pela Alemanha de Hitler, para a Grã-Bretanha, em 1939. Os jovens foram enviados para pais adotivos, principalmente na Inglaterra e parte na Suécia.

A história de Winton só foi descoberta em 1988, quando sua esposa leu em cartas escondidas o que ele tinha feito e mantido em segredo por tantos anos. Em 2002, o primeiro-ministro britânico Tony Blair o chamou de “Schindler da Grã-Bretanha”, lembrando o empresário alemão Oskar Schindler, que também salvou vidas de inúmeros judeus durante a guerra.

O presidente Zeman brincou dizendo que estava envergonhado por Winton tê-lo feito esperar tanto tempo para obter a honraria, mas acrescentou: “Antes tarde do que nunca”.

Winton já havia sido premiado com outra condecoração tcheca, a Ordem de Tomas Garrigue Masaryk, em 1998. O idoso deu crédito de seu feito para os pais adotivos, que acolheram as crianças.

“Agradeço ao povo britânico por dar espaço para eles, por aceitá-los e, claro, a enorme ajuda dada por tantos tchecos que estavam naquele tempo fazendo o que podiam para combater os alemães e tentar levar as crianças para fora do país”, Winton disse.

Winton já foi repetidamente indicado pelos tchecos para receber o Prêmio Nobel da Paz.





Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições