MENU

Mundo

Homens armados abrem fogo dentro de shopping mais chique de Nairóbi

Homens armados abrem fogo dentro de shopping mais chique de Nairóbi

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 09:05
Homens armados abrem fogo dentro de shopping mais chique de NairóbiHomens armados invadiram um shopping de luxo em Nairóbi, capital do Quênia, e começaram um tiroteio na manhã deste sábado, deixando pelo menos 20 mortos e mais de 50 feridos. Testemunhas afirmam que escutaram algumas explosões de granadas, além de tiros de fuzil AK-47. Pelo menos duas dezenas de feridos foram levados em macas e carrinhos de compras. O Ministério do Interior já admite a possibilidade de um ataque terrorista.
 
- Há a possibilidade de que seja um ataque de terroristas, por isso estamos levando o assunto muito a sério - disse à agência Reuters Mutea Iringo, o principal secretário do ministério.
 
O grupo militante somali a-Shabaab, ligado à al-Qaeda, já havia ameaçado atacar o shopping Westgate, frequentado por estrangeiros e quenianos ricos e popular entre a comunidade de expatriados da cidade. Não houve reivindicação imediata de responsabilidade pelo incidente.
 
- As mortes são muitas, e esse é apenas (o número) que temos do lado de fora - disse o secretário-geral da Cruz Vermelha Queniana, Abbas Guled. - Lá dentro há mais mortos.
 
Muitas das vítimas tinham vários ferimentos leves, aparentemente causados por detritos. Outras saíram andando, algumas com roupas ensanguentadas enroladas em feridas. Testemunhas contam que viram cerca de cinco homens armados atacarem o centro comercial e afirmam que o incidente aparentava ser um ataque, não um roubo.
 
- Eles não parecem ser ladrões. Isso não é um assalto - afirmou Yukeh Mannasseh, que estava no andar de cima do shopping quando o tiroteio começou. - Os guardas que os viram disseram que eles atiravam indiscriminadamente.
 
Rob Vandijk, que trabalha na embaixada holandesa, disse que estava comendo em um restaurante dentro do centro comercial quando os atacantes lançaram granadas no prédio. A polícia isolou as ruas em torno do shopping, que fica no bairro central Westlands. No Twitter, o Ministério do Interior pediu cautela.
 
“Nós pedimos aos quenianos que fiquem longe do shopping Westgate, estradas adjacentes e seus arredores até nova ordem”, afirmou a nota.

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições