MENU

Mundo

Dinamarca abre primeira clínica com heroína gratuita

Dinamarca abre primeira clínica com heroína gratuita

Fonte: Atualizado: sábado, 29 de março de 2014 às 3:27

Abriu nesta segunda-feira (22) em Copenhaga, na Dinamarca, a primeira clínica de distribuição gratuita de heroína sob vigilância médica, após vários anos de debates sobre o que fazer para ajudar um núcleo duro de pessoas com elevada dependência desta droga.

O reino escandinavo junta-se assim à Alemanha, à Suíça, à Holanda e ao Reino Unido, países que já admitem a administração de heroína sob vigilância médica a um número restrito de pessoas que ficaram dependentes da substância apesar de terem recebido tratamentos de substituição.

O programa dinamarquês abrange três centenas de toxicodependentes incapazes de ficarem satisfeitos com a metadona. Este número representa 1% do total de drogados do país.

"O nosso objectivo não é alimentar os toxicodependentes, mas ajudar aqueles que precisam da heroína para evitar doenças e que caiam no crime", disse à AFP Inger Nielsen, médico responsável pela clínica.

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições