Pela Copa do Brasil, Santos visita Grêmio e vence por 2 x 1

Fonte: Globoesporte.comAtualizado: sexta-feira, 29 de agosto de 2014 às 11:24
Aranha diz ter sido ofendido com xingamentos racistas
Aranha diz ter sido ofendido com xingamentos racistas

O Santos conquistou uma importante vitória sobre o Grêmio, nesta quinta-feira, em Porto Alegre, pelas oitavas de final da Copa do Brasil. O placar de 2 a 0 soou como uma goleada para os alvinegros, que foram cirúrgicos: passaram a maior parte do tempo presos em seu campo de defesa, sofrendo uma pressão intensa do Tricolor. Nas pouquíssimas chances de gol que tiveram, não desperdiçaram: David Braz abriu o placar; Robinho completou. Ambos no primeiro tempo. Os gremistas reclamaram muito da arbitragem. De fato, o segundo gol santista saiu de uma jogada irregular de Lucas Lima, que ajeitou com o braço antes de arrancar e dar a assistência para Robinho.

A marca negativa do jogo: o goleiro Aranha, do Santos, disse ter sido ofendido com xingamentos racistas por torcedores do Tricolor. Imagens da ESPN mostram uma garota com um grupo de rapazes fazendo sons de um macaco.

- Quando gritaram "preto fedido" e "cambada de preto", eu tentei aguentar. Mas quando começou o corinho fazendo barulhos de macaco, eu não aguentei - afirmou Aranha, que cobrou providências das autoridades, mas não confirmou se tomará alguma atitude.

Com o resultado, o Peixe pode até perder por um gol no jogo de volta, na Vila Belmiro, quarta-feira que vem. O Tricolor precisará vencer por três para avançar direto (ou por dois, desde que faça ao menos três). Caso devolva os 2 a 0, o time gaúcho força a decisão por penalidades.

O JOGO

O Grêmio passou todo o primeiro tempo em cima do Santos. Com Luan, Giuliano e Dudu a todo vapor, o Tricolor encurralou o rival, criou várias chances, viu Mena, lateral alvinegro, tirar a bola de cima da linha em chute de Luan... e levou dois gols. Pois é. O Peixe passou boa parte do primeiro tempo acuado, apostando em contra-ataques. Apareceu pouco na frente, mas quando chegou foi mortal. No primeiro gol, aos 37, a zaga gremista dormiu na cobrança de escanteio de Lucas Lima. David Braz apareceu sozinho no meio da área e cabeceou para o gol. O segundo, aos 45, saiu em uma jogada irregular de Lucas, que matou a bola no braço antes de arrancar rumo ao gol e cruzar para Robinho completar. Como o juiz não viu, 2 a 0 Santos.

O segundo tempo foi todo do Grêmio, que voltou do intervalo sem Felipão, expulso por reclamação - ele não se conformou com a jogada irregular do segundo gol santista. O Tricolor ocupou todo o campo de ataque, jogou o Santos para dentro de sua área e pressionou muito. Aos 5, Zé Roberto foi travado por Arouca e caiu na área pedindo pênalti. A arbitragem ignorou, para mais desespero dos gremistas. O time gaúcho insistia muito em bolas alçadas. Não era o caminho. A zaga santista conseguia levar vantagem pelo alto. Havia espaços para contra-ataques do Peixe. Faltava a bola, que era toda do Grêmio.

Como precisava marcar, o Grêmio abandonou a defesa e deixou um enorme espaço aberto na defesa. Uma escapada do Santos poderia ser fatal. Só não foi porque Rildo, que havia entrado no lugar de Robinho, perdeu grande chance quando saiu de frente para Marcelo Grohe, mas chutou fraco, entregando a bola para o goleiro. Depois, foi a vez de Thiago Ribeiro aparecer à frente, já aos 44, e bater colocado. Grohe espalmou. Seis minutos de acréscimo. A tensão era enorme na Arena. Aranha reclamava dos xingamentos e se inconformava porque cobrava providências do juiz, mas não foi atendido. Torcedores atiravam objetos no goleiro. Até que, aos 51, soou o apito final. Uma vitória enorme do Peixe, que tem grande vantagem. O Tricolor terá de se provar imortal, como canta sua torcida, para a avançar na Vila Belmiro.

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições