Top 5: relembre duelos históricos que marcaram etapas finais da Fórmula 1

Antes de Lewis Hamilton x Nico Rosberg, categoria teve batalhas como Hamilton x Felipe Massa, em 2008, e Alain Prost x Nigel Mansell x Nelson Piquet, em 1986

Fonte: globo.comAtualizado: domingo, 23 de novembro de 2014 às 11:07
fórmula 1
fórmula 1

Alguns dos títulos mais acirrados da história da Fórmula 1 só foram definidos na última corrida do campeonato, como ocorrerá nesta temporada, com o duelo decisivo entre Lewis Hamilton e Nico Rosberg, em Abu Dhabi, neste domingo. No clima da intensa rivalidade que marcará a derradeira prova de 2014, o GloboEsporte.com lembra a seguir cinco decisões de título nas etapas finais que marcaram a categoria máxima do automobilismo.

O GloboEsporte.com acompanha todas as movimentações no moderno circuito de Yas Marina, palco do GP de Abu Dhabi, a partir das 9h (de Brasília), e a TV Globo transmite as emoções finais da Fórmula 1 ao vivo, a partir das 10h30. A largada está marcada para 11h.

2008) GP DO BRASIL

Concorrentes: Lewis Hamilton (McLaren) x Felipe Massa (Ferrari)
Campeão: Lewis Hamilton

O título da temporada 2008 não foi definido apenas na última corrida, mas também na última curva da última volta. Debaixo de chuva, Felipe Massa, da Ferrari, cruzou a linha de chegada em primeiro, quando Hamilton, da McLaren, era o sexto. O resultado era suficiente para coroar o brasileiro como campeão do mundo, e os boxes da escuderia italiana chegaram a fazer um grande alvoroço após a bandeira quadriculada. Mas o inglês conseguiu ultrapassar o alemão Timo Glock, que ainda estava com pneus para pista seca, na última curva, garantido a taça por apenas um ponto de diferença.  

Felipe Massa no alto do pódio do GP do Brasil, enquanto Lewis Hamilton comemora título (2008) (Foto: AFP)
Felipe Massa no alto do pódio do GP do Brasil, enquanto Lewis Hamilton, 5º colocado, comemora título (Foto: AFP)

 

1994) GP DA AUSTRÁLIA 


Concorrentes: Michael Schumacher (Benetton) x Damon Hill (Williams)
Campeão: Michael Schumacher

A Williams enfrentou uma temporada dramática em 1994. O pior momento, sem dúvida, foi a morte de Ayrton Senna, no dramático acidente no GP de San Marino. Na primeira parte da temporada, a escuderia inglesa esteve à sombra da Benetton de Michael Schumacher. Mas o carro da equipe inglesa evoluiu consideravelmente e passou a dominar a disputa. Schumi e o companheiro de Senna, Damon Hill, chegaram à última corrida separados por apenas um ponto. Na Austrália, o alemão se envolveu em uma controversa manobra, em que jogou o seu carro sobre o do rival, forçando o abandono de ambos e mantendo a diferença de um ponto para levar o primeiro título de sua carreira. 

Michael Schumacher e Damon Hill GP da Australia 1994 (Foto: Getty Images)
A decisão entre Schumacher e Damon Hill terminou com uma controversa manobra do alemão (Foto: Getty Images)

1986) GP DA AUSTRÁLIA


Concorrentes:
 Alain Prost (McLaren) x Nigel Mansell (Williams) x Nelson Piquet (Williams)
Campeão: Alain Prost

De 1985 a 1990, a Fórmula 1 teve uma fase com descartes de pontos dos piores resultados de cada piloto. Em 1986, apenas as 11 melhores corridas, entre 16 no total, seriam levadas em conta. Nigel Mansell chegou à última etapa, na Austrália, na frente, com 70 pontos válidos, contra 64 de Alain Prost e 63 de Nelson Piquet. Mansell precisava apenas de um terceiro lugar, mas o Em uma das decisões com mais reviravoltas da história da categoria, Leão sofreu com um pneu estourado e, apesar de tentar controlar o carro com apenas três rodas, precisou abandonar, perdendo a chance de faturar o primeiro título da carreira. Prost venceu e Piquet, quatro segundos atrás, chegou em segundo. O resultado garantiu o bicampeonato do francês, por dois pontos de vantagem sobre Mansell.

Alain Prost, Formula 1 - 1986 (Foto: Getty Images)
Alain Prost foi campeão da acirrada temporada de 1986 da Fórmula 1 (Foto: Getty Images)

 

1984) GP DE PORTUGAL


Concorrentes: Niki Lauda (McLaren) x Alain Prost (McLaren)
Campeão: Niki Lauda 

Se um ponto é uma diferença apertadíssima, o que dizer então de apenas meio ponto? Os dois pilotos da McLaren chegaram a Portugal separados por apenas 3,5 pontos, com vantagem para Lauda. Mas a vitória de Alain Prost não foi suficiente para impor uma reviravolta, já que o companheiro austríaco chegou em segundo e acabou levando a taça por 0,5 ponto de frente. O mais irônico é que o francês, que se tornaria o arquirrival de Ayrton Senna alguns anos mais tarde, poderia ter assegurado o título caso não tivesse pedido a interrupção do GP de Mônaco, cinco meses antes, por causa da chuva. Na ocasião, Prost venceu a prova, mas recebeu apenas metade dos pontos. Se a vontade de Senna tivesse prevalecido e a corrida pelas ruas de Monte Carlo fosse disputada até o fim, Alain teria recebido mais pontos, mesmo se terminasse em segundo, e conseguiria desbancar Lauda na etapa final.

Niki Lauda e Alain Prost GP de Portugal 1984 (Foto: Getty Images)
Niki Lauda ganhou o título por apenas 0,5 ponto sobre Alain Prost na temporada 1984 (Foto: Getty Images)

 

 

1976) GP DO JAPÃO


Concorrentes ao título: 
James Hunt (McLaren) x Niki Lauda (Ferrari)
Campeão: James Hunt

Uma das decisões mais dramáticas da F-1 virou filme, "Rush", nas mãos do diretor Ron Howard. A temporada foi marcada pelo gravíssimo acidente de Niki Lauda na décima etapa, em Nürburgring, na Alemanha. Favorito ao título, o austríaco, ficou quase um minuto preso dentro do cockpit em chamas de sua Ferrari e ficou com o rosto deformado pelas queimaduras, além de ter os pulmões intoxicados pela fumaça. Mas, contra todas as recomendações médicas, ele voltou às pistas apenas duas etapas depois e chegou à derradeira prova, no Japão, três pontos à frente do arquirrival James Hunt. Mas as péssimas condições climáticas em Fuji fizeram o piloto decidir abandonar a prova. O adversário da McLaren chegou em terceiro, resultado suficiente para ganhar o único título da carreira por apenas um ponto de vantagem sobre Lauda.

James Hunt e Niki Lauda GP do Japao 1976 (Foto: AP Images)
James Hunt conquistou o título após desistência de Niki Lauda no GP do Japão de 1976 (Foto: AP Images)

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições