Seleção feminina de vôlei abre fase decisiva com derrota

Seleção feminina de vôlei abre fase decisiva com derrota

Fonte: Globoesporte.comAtualizado: quarta-feira, 20 de agosto de 2014 às 12:10
Turcas  conseguem vitória sobre as brasileiras
Turcas conseguem vitória sobre as brasileiras

Turcas  conseguem vitória sobre as brasileirasDe um lado da quadra, um time bicampeão olímpico, atual campeão do Grand Prix, dono da melhor campanha na primeira fase da competição e com algumas das melhores jogadoras do mundo no elenco. Do outro, uma seleção que tem como principal resultado na história uma medalha de bronze no Grand Prix de 2012 e que terminou em terceiro lugar na primeira fase da competição neste ano. Apesar de toda essa disparidade, o que se viu em quadra no Japão na primeira rodada da etapa final da competição foi um show da Turquia, que triunfou por 3 sets a 2, parciais de 25/18, 25/23, 21/25, 19/25 e 15/12.

Nos dois primeiros sets, um festival de erros das brasileiras. Thaisa não se encontrava em quadra, Fernanda Garay falhava nos passes e Sheila não conseguia ter o mesmo aproveitamento da primeira fase. Os resultados não foram animadores, 25/18 e 25/23 para as turcas.

Foi aí que José Roberto Guimarães tentou mudar a partida. Sacou suas principais jogadoras e colocou as "novatas" Gabi (20 anos), Carol (23) e Tandara (25). O trio entrou com "sangue nos olhos", levantou a moral da equipe e conseguiu a vitória no terceiro set. Na sequência do jogo, as "reservas" seguiram em quadra a ainda conseguiram levar a partida para o tie brak, garantindo um ponto para a seleção na classificação final. No quinto set, a inexperiência pesou e a Turquia terminou com a vitória, 15 a 13.

Tandara, que esteve no grupo campeão olímpico, marcou um total de 18 pontos. Carol, que busca uma vaga entre as centrais e briga com Adenizia para ser a reserva oficial da posição, foi essencial no bloqueio, com quatro pontos. A jovem Gabi, que surgiu na equipe do Rio de Janeiro no ano passado, colocou no chão quase todos seus ataques. Graças ao trio, a seleção conseguiu um ponto na classificação geral, já que a derrota por 3 a 2 dá dois pontos para a equipe vencedora e um para o time derrotado.

Com o revés, a seleção brasileira não depende mais de seus próprios resultados para conseguir o décimo título na história da competição. O regulamento da fase decisiva mostra que as seis seleções jogam entre si em turno único e o troféu vai para a que fizer mais pontos. O time de José Roberto Guimarães volta à quadra contra a China, na madrugada de quinta, às 3h (de Brasília), enquanto as turcas jogam contra as japonesas.

O JOGO
No começo do primeiro set, parecia que a seleção brasileira não iria ter dificuldades na partida. Com dois pontos de Thaisa e um bloqueio de Fê Garay, o placar apontava 3 x 0 para as comandadas de José Roberto. Mas, logo em seguida, o set mudou de rumo e as turcas viraram para 4 a 3. A partir daí, o que se viu em quadra foi um show turco, com Ozsoy Neriman marcando seis pontos e o time não perdendo quase nenhuma bola no ataque. Já pelo lado do Brasil, Dani Lins distribuía mal as bolas, Camila Brait errava muitos passes e as ponteiras e opostos não conseguiam ter êxito no ataque.

Aos poucos, as europeias foram abrindo no placar. Primeiro, 10 a 8. Depois, 13 a 9. Em seguida, o jogo já estava 15 a 10. José Roberto Guimarães pediu dois tempos técnicos, tentou colocar em quadra Fabíola, Monique e Tandara, mas nada dava certo. No fim, 25 a 18 para as turcas.

O início do segundo set foi parecido com o do primeiro. A seleção brasileira parecia mais acordada em quadra, Dani Lins conseguiu um ponto de bloqueio e o placar chegou a ficar 6 a 3. Porém, os erros voltaram a aparecer, principalmente com Sheila e Fê Garay, e as turcas conseguiram virar, 9 a 7. Nem uma bola de calcanhar de Thaisa, em um lance espetacular que terminou com um ataque de Sheilla , animou a seleção brasileira, que viu as turcas abrirem 16 a 12.

Neste momento, o jogo parecia ter mudado. No tempo técnico, José Roberto, apesar do placar adverso, estava calmo e falando com suas jogadoras que o jogo se ganha "ponto a ponto". Na volta, com Sheila no saque, o Brasil virou para 17 a 16 marcando pontos de todas as maneiras: bloqueio com Dani Lins, ataque de meio com Fabiana após um longo rali, erro na recepção e no ataque turco. Mas, mesmo com vantagem no fim do set, o Brasil não conseguiu liquidar a parcial. A seleção chegou a ter 23 a 22 no placar, mas sofreu três pontos seguidos, e viu as turcas abrirem 2 a 0 no placar.

O terceiro set teve um início desastroso para o Brasil. Jaqueline e Fê Garay falharam em duas recepções e as turcas abriram 6 a 1. No tempo técnico, José Roberto conversou diretamente com Dani Lins, pedindo variação de bola e pedindo calma para a jogadora campeã olímpica. As turcas seguiram na frente e o treinador brasileiro tentou mudar a partida, colocando Gabi, Carol e Tandara, sacando Sheilla, Fê Garay e Thaisa.

As reservas brasileiras entraram muito bem, mais concentradas e usando a vibração como trunfo a cada ponto. Apesar de alguns erros em contra-ataques, as atuais bicampeãs olímpicas conseguiram passar a frente, com ataques precisos de Tandara, além de bloqueios da levantadora Dani Lins e de Gabi. No fim, Brasil 25 a 21.
O quarto set parecia outro jogo. Gabi e Carol continuavam com o show no bloqueio, Tandara seguia colocando todas as bolas no chão e a defesa começou aparecer, principalmente com Camila Brait. O Brasil abriu 9 a 4 e parecia ter deslanchado no placar. Mas, as turcas encostaram e empataram o jogo, 17 a 17. Foi aí que a estrela de Zé Roberto brilhou novamente e, com Fabiola e Sheila voltando para a quadra, a seleção marcou quatro pontos seguidos e abriu 21 a 17. No fim, vitória por 25 a 19 e o jogo foi para o quinto e decisivo set.
No tie break, a Turquia dominou o placar no início. Mais tranquilas em quadra e apostando nos ataques da campeã Gozde Sonsirma , as europeias abriram 4 a 1 logo de cara e conseguiram manter a vantagem, 9 a 6. Aí, um ataque belíssimo de Tandara e um bloqueio de Carol colocaram a seleção de novo no jogo, 9 a 8. Porém, os ataques da capitã Sonsirma estavam impossíveis de parar. No fim, 15 a 13 para as turcas.

CHINA PASSA PELA BÉLGICA NA ESTREIA
Na primeira partida da fase final do Grand Prix, a seleção da China derrotou a Bélgica por 3 sets a 1 e garantiu três pontos na classificação. Mesmo poupando alguma de suas titulares, a equipe conseguiu o triunfo com parciais de 25/19, 25/27, 25/18 e 25/15.
As europeias só conseguiram um lugar na etapa da decisiva da competição pois venceram o Grupo 2, uma espécie de segunda divisão, enquanto as chinesas são as principais rivais do Brasil na briga pelo título.

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições