O surgimento do Voleibol

O surgimento do Voleibol

Fonte: Atualizado: sábado, 29 de março de 2014 às 3:32

Juliano Rodrigues

[email protected] O voleibol foi criado no ano de 1895 pelo americano William C. Morgan, em Massachusets, Estados Unidos. O nome original do novo esporte era minonette. Nessa época, o esporte em moda era o basquetebol, mas era muito enérgico e cansativo para homens de idade. Morgan idealizou um jogo menos fatigante que o basquete e colocou uma rede semelhante a de tênis, a uma certa altura, sobre a qual uma câmara de bola de basquete era batida de um lado ao outro surgindo assim o esporte que seria mais tarde denominado voleibol.

Depois de minonette espalhar-se por Massachusets foi sugerido que o seu nome fosse mudado para voleibol, tendo em vista que a idéia básica do jogo era jogar a bola de um lado para o outro, por sobre a rede, com as mãos. O voleibol surgiu na América do Sul, por intermédio do Peru, no ano de 1910, através de uma missão contratada junto ao Estados Unidos para organizar a instrução primária no país.

No Brasil, foi introduzido por volta d 1917, pela Associação Cristã de moços de São Paulo e o primeiro campeonato Sul-Americano de voleibol, masculino e feminino, patrocinado pela Confederação Brasileira de Desportos, entidade que controlava esse esporte, foi realizado no Rio de Janeiro em setembro de 1951. Foi criada em seguida a Confederação Brasileira de Voleibol e em setembro de 1962, no congresso de Sofia, o voleibol foi admitido como esporte olímpico.

Atualmente a melhor equipe de voleibol de quadra é a brasileira, que já conquistou títulos em todas as competições relacionadas ao esporte, valeu Brasil.

Leia também

O surgimento do Voleibol Criado por nós o vôlei de praia ganha o mundo  

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições