Brasileira perde medalha de bronze no golden score no mundial da Rússia

Fonte: Globoesporte.comAtualizado: quarta-feira, 27 de agosto de 2014 às 14:03
Rafaela Silva na luta pela medalha de bronze contra a francesa Automne Pavia
Rafaela Silva na luta pela medalha de bronze contra a francesa Automne Pavia

Rafaela Silva chegou à Rússia em busca do bicampeonato mundial da categoria leve (57kg), mas acabou saindo sem medalha. Depois de perder uma luta polêmica nas quartas de final para a judoca da Mongólia, a brasileira passou pela repescagem, mas foi derrotada por Automne Pavia, da França, na disputa do bronze. A decisão aconteceu apenas no golden score, quando Rafaela foi punida por falta de combatividade. O título ficou com a japonesa Nae Udaka, que bateu a portuguesa Telma Monteiro na decisão. O outro bronze foi para a holandesa Sanne Verhagen.

A campeã mundial no Rio em 2013 iniciou bem o combate que valia o bronze e conseguiu um yuko ao contra-atacar após uma tentativa de entrada da rival. A 1m34s do fim, porém, Pavia igualou a pontuação e passou à frente com um shido (punição) para Rafaela. No minuto final, o árbitro também aplicou uma punição à francesa, e o combate terminou empatado: um yuko e um shido para cada lado. No golden score, o árbitro chegou a marcar um yuko para a francesa após um golpe da brasileira, mas retirou a pontuação. Rafaela adotou uma postura defensiva e acabou punida por falta de combatividade, dando o bronze para Pavia.

- Depois que perdi nas quartas tive que levantar a cabeça porque não ia voltar mais atrás. Fiz a repescagem com uma menina que eu já conhecia. Voltei bem para a disputa do bronze, eram duas atletas fortes que poderiam estar numa final, mas infelizmente eu fiquei fora - lamentou Rafaela.

A campanha

A estreia foi contra a eslovena Vlora Bedeti, bronze no Mundial do Rio. A brasileira dominou as ações, mas o árbitro puniu as duas logo no começo e ainda repetiu a dose na sequência. Rafaela conseguiu um yuko num contra-golpe, e Bedeti sofreu mais duas penalizações, o que deu a vitória para a carioca.

O segundo combate foi contra Tina Zeltner. A austríaca foi punida, e brasileira não teve problemas para administrar o combate. No segundo final, ainda conseguiu um yuko para confirmar a vaga nas quartas. Diante da mongol Sumiya Dorjsuren, uma decisão polêmica dos árbitros.

As duas foram punidas no início. Em seguida, apenas Rafaela foi advertida. A mongol conseguiu um wazari e abriu frente. Depois de ser arrastada pela rival, a campeã olímpica voltou determinada e conseguiu um belo golpe. O árbitro entendeu que não foi ippon, apenas wazari. Com uma punição a mais, Rafaela precisava pontuar ou a adversária teria que sofrer uma penalização para ficar tudo igual. Nenhuma das coisas aconteceu, apesar de Dorjsuren aplicar uma pegada ilegal na manga.

Na repescagem, a chance de brigar pelo bronze passava pela suíça Fabienne Kocher. A brasileira conseguiu um wazari e lutou o bastante para avançar e reencontrar Pavia, dessa vez pelo bronze. Contra a francesa, derrota no golden score com uma punição por falta de combate. 

- Agora é voltar, treinar forte para subir os degraus novamente para chegar no lugar mais alto nas Olimpíadas. Chegar teoricamente é fácil, o difícil é se manter, todo mundo viu. Fico um pouco chateada no momento, mas tem que sair com a cabeça levantada, não vão me chamar lá dentro para eu lutar de novo. É descansar e já que não consegui uma medalha no individual vou buscar na equipe - completa a carioca, que volta ao tatame no domingo para a disputa da competição por equipes.

Outros resultados

Mais cedo, Ketleyn Quadros e Alex Pombo foram eliminados logo na estreia. A medalhista de bronze nas Olimpíadas de Pequim 2008 não resistiu a Chen-Ling Lien, de Taipei, enquanto o estreante caiu diante do belga Dirk Van Tichelt depois de uma bobeira na luta no solo. No primeiro dia do Mundial, Sarah Menezes, Felipe Kitadai e Eric Takabatake também passaram em branco no ligeiro. No segundo dia, a primeira medalha brasileira na Rússia. Érika Miranda ficou com o bronze. Já Charles Chibana, número 1 do mundo dos meio-leves, perdeu na terceira luta.

O SporTV transmite o Mundial de Chelyabinsk ao vivo. As eliminatórias começam às 2h (de Brasília), e as finais às 8h. Nesta quinta, os meio-médios entram em ação. O Brasil terá Victor Penalber e Mariana Silva no tatame.




Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições